SP tem madrugada mais abafada do ano; semana deve ter calor recorde
Onda de calor extremo deve se manter ao longo da semana; Inmet emitiu alerta de grande perigo por causa das altas temperaturas no interior
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um dia depois de bater o recorde de calor do ano, a cidade de São Paulo se prepara para mais uma semana de altas temperaturas. Nesta segunda-feira (13/11), a capital registrou a madrugada mais abafada do ano, com os termômetros chegando aos 23,3° C — superando os 21,6° C registrados na madrugada anterior.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo., a tendência no decorrer desta segunda-feira é de calor intenso, especialmente à tarde. As temperaturas máximas devem superar os 37° C em alguns pontos da capital, enquanto a umidade relativa do ar deve atingir valores próximos aos 20%.
Por causa do tempo seco, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) mantém toda a cidade de São Paulo em estado de alerta para altas temperaturas. No final da tarde, a nebulosidade vai aumentar com a chegada da brisa marítima, mas não há previsão de chuva.
Os próximos dias na capital também serão de calor forte, podendo superar o recorde de 38,5° C registrado no domingo (12/11), segundo a Climatempo. Na terça-feira (14/11), a temperatura deve oscilar de 23° C a 37° C e, no feriado da Proclamação da República (15/11), de 21° C a 35° C.
“A circulação de ventos vai continuar favorecendo a formação de nuvens de chuva e há chance de pancadas moderadas a forte, com risco de raios eventos moderados de até 60 km/h”, informou a Climatempo.
Ainda no feriado, o litoral paulista deve ter muito sol pela manhã e temperaturas próximas dos 30° C. Cidades do interior do estado, como Presidente Prudente e São José do Rio Preto, podem ter calorão de até 40°C, segundo o instituto.
Alerta vermelho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso meteorológico de nível vermelho (grande perigo) por causa das altas temperaturas no interior de São Paulo. Na faixa que abrange a capital e o litoral, o alerta é de nível laranja (perigo).
De acordo com o Inmet, o alerta indica que as temperaturas nessas regiões devem ficar até 5º C acima da média.
A Defesa Civil municipal já havia decretado estado de alerta na capital no domingo por causa do tempo seco e das altas temperaturas.
Nessas condições, a recomendação é beber água à vontade, evitar as atividades físicas ao ar livre entre as 10h e as 17h, proteger-se do sol e usar umidificadores de ar, como toalhas molhadas, recipientes com água e vaporizadores.
Distribuição de água
Continua nesta segunda-feira a distribuição de água potável no centro de São Paulo. Tendas montadas pelo governo do Estado estão no entorno do Theatro Municipal e há um caminhão com bebedouro na Praça da Sé.
A distribuição de água em copos e a oferta de bebedouros é feita das 11h às 15h . A prioridade será o atendimento a pessoas em situação de rua, idosos e crianças.