metropoles.com

SP tem alerta para temporal e rajadas de vento a partir de sexta (18)

Defesa Civil emitiu alerta para temporal e rajadas de vento entre sexta-feira (18/10) e domingo (20). Cidades podem acumular até 200 mm

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Nesta quarta (16), 100 mil imóveis continuam sem energia em São Paulo por causa do apagão que aconteceu após chuva e vendaval de sexta (11) - Metrópoles
1 de 1 Nesta quarta (16), 100 mil imóveis continuam sem energia em São Paulo por causa do apagão que aconteceu após chuva e vendaval de sexta (11) - Metrópoles - Foto: Getty Images

São Paulo — A Defesa Civil emitiu alerta para temporal e rajadas de vento no estado de São Paulo, entre a próxima sexta-feira (18/10) e domingo (20).

Segundo o órgão, é esperada que uma frente fria com precipitações significativas, acompanhadas de raios, granizo e rajadas de vento de até 60 km/h, passe pelo estado paulista. O acumulado de chuvas durante os três dias de fim de semana pode chegar a 200 mm em “diversas regiões do estado”.

Previsão de chuva

O interior paulista deve ser a região mais afetada. Para as cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e a área da Serra da Mantiqueira são esperados acúmulos de 200 milímetros de chuva.

O fim de semana também deve ser bem chuvoso no litoral norte e conta com uma previsão de 150 mm de precipitação.

Para a região metropolitana é esperado que 95 mm de chuva sejam acumulados durante os três dias. No Vale do Ribeira e Itapeva é esperado o acumulo de 60 mm. Presidente Prudente deve registrar 90 mm e a Baixada Santista, assim como o Vale do Paraíba, têm previsão para 100 milímetros.

O que fazer durante um temporal?

A Defesa Civil recomenda que a população evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos. As pessoas não devem ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixa d’água e quiosques.

7 imagens
Árvore caída no bairro Jaguaré, na zona oeste
Queda de árvore em Perdizes, bairro na zona oeste de SP
Entrada de condomínio residencial interditada pela queda de árvores
Condomínio residencial na zona sul de SP
1 de 7

Carro atingido por cobertura de shopping em São Paulo

Reprodução
2 de 7

Árvore caída no bairro Jaguaré, na zona oeste

Camila Olivo/Metrópoles
3 de 7

Queda de árvore em Perdizes, bairro na zona oeste de SP

Luiz Vassalo/ Metrópoles
4 de 7

Entrada de condomínio residencial interditada pela queda de árvores

Jéssica Bernardo/ Metrópoles
5 de 7

Condomínio residencial na zona sul de SP

Jéssica Bernardo/ Metrópoles
6 de 7

7 de 7

Temporal em São Paulo deixou bairros sem luz nessa sexta-feira (11/10)

Enzo Marcus/Metrópoles

Durante a chuva é importante que se mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs. Também não é recomendado que as pessoas tomem banho.

“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evitem áreas abertas, encostas, tomar cuidado com quedas de árvores e buscar abrigo e um local seguro”, afirmou o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil , coronel Henguel Ricardo Pereira.

Se houver ventos fortes é importante que a população tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos. Se um fio energizado cair sobre um carro, fique dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.

Não tente enfrentar uma enxurrada de água. Fique atento a sinais de movimentação de terra, rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?