SP tem 30 mil parques do Ibirapuera em áreas protegidas
Dados constam em nova plataforma do governo paulista que faz o monitoramento de áreas protegidas e da cobertura vegetal nativa
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O estado de São Paulo tem o equivalente a 30 mil parques do Ibirapuera em áreas protegidas, tanto em terra quanto na faixa marítima. Os dados constam do Painel Verde, nova plataforma do governo paulista que faz o monitoramento de áreas de preservação ambiental e da cobertura vegetal nativa no estado.
A ferramenta, lançada pela Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, é abastecida com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Instituto de Pesquisas Ambientais (Ipa) e da Fundação Florestal.
A área total do estado de São Paulo é de 24 milhões de hectares, dos quais 23% correspondem à vegetação nativa: 5,4 milhões de hectares são conservados de Mata Atlântica e outros 239 mil hectares, de Cerrado. Todas elas somadas equivalem a 30 mil Parques do Ibirapuera, o principal parque da capital paulista.
Os municípios de Iguapé, Eldorado, Iporanga e Sete Barras, todos no Vale do Ribeira, além de Cananéia, no litoral sul, são os que lideram em áreas de cobertura vegetal nativa no estado.
Nos últimos cinco anos, São Paulo criou 67,5 mil hectares de áreas protegidas. Somente em 2018, foram 55 mil hectares.