SP tem 15 carros roubados ou furtados a cada hora em 2023
Levantamento feito com dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública aponta 66 mil roubos e furtos de carros no primeiro semestre do ano
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Estado de São Paulo registrou 65,8 mil casos de furto ou roubo de carros nos primeiros seis meses de 2023. Na média, é quase 15 casos a cada hora.
O levantamento foi feito pelo G1 e divulgado neste domingo (13/8) pelo Fantástico, da TV Globo, com base em dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública.
Os roubos e furtos de carro estão em ascensão, de acordo com o levantamento. No primeiro semestre de 2022, haviam sido 63,9 mil casos, o que indica crescimento de 3%. Porém, são números ainda menores do que os patamares de antes da pandemia. Em 2019, haviam sido 69 mil ocorrências.
Parte dos crimes ocorre para abastecer com desmanches que comercializam autopeças.
Apenas um em cada três carros, em média, retornam a seus donos. Do total de veículos roubados e furtados, 23 mil deles foram recuperados.
Ainda segundo o levantamento, 7 em cada 10 roubos e furtos do Estado ocorrem nas 39 cidades que compõem a região metropolitana de São Paulo. Foram 46 mil registros, dos quase 66 mil totais.
A reportagem destaca que, embora a capital paulista tenha o maior número absoluto de registros, com 27,7 mil casos nos primeiros seis meses de 2023, é a cidade de Santo André, no ABC, onde o total de casos é proporcionalmente maior.
Quando o total de casos é a partir da taxa pelo número de habitantes de cada município, Santo André lidera as estatísticas do Estado com 401 roubos ou furtos para cada 100 mil habitantes.
Mauá, cidade vizinha, fica em segunda colocada, mas com 287 casos para cada 100 mil habitantes. A capital é apenas o sexto lugar, com uma taxa de 242 casos para cada grupo de 100 mil moradores.