metropoles.com

SP seleciona empresa para estudos da concessão da Linha 16-Violeta

Essa é a primeira etapa para viabilizar a Linha 16-Violeta, que terá 25 estações e 32 km de extensão entre a zona leste e a oeste de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de São Paulo
Linha 16-Violeta
1 de 1 Linha 16-Violeta - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

São Paulo — A empresa que irá fazer os estudos necessários para a implementação da Linha 16-Violeta do metrô foi selecionada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Governo de São Paulo. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (8/1).

Essa é a primeira etapa para viabilizar a nova linha, que terá 25 estações e 32 km de extensão, ligando a região de Cidade Tiradentes, na zona leste, à zona oeste de São Paulo, terminando na estação já existente Oscar Freire (Linha 4-Amarela).

O material será elaborado pela empresa espanhola Acciona Construción S.A.. Serão feitos estudos de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira para a realização de uma parceria público-privada, visando a estruturação da concessão para construção, manutenção e operação da futura linha.

Segundo a pasta, a empresa receberá o valor máximo de R$ 42,3 milhões como ressarcimento pelos estudos. A Acciona deve aceitar o valor indicado em até 15 dias.

Os próximos passos são o edital de concessão e o leilão da linha, ainda sem data definida.

Linha 16-Violeta

O investimento estimado para a construção da linha é de R$ 38,4 bilhões, com prazo de concessão de 30 anos, sendo 8 anos para as obras e 22 de operação. A previsão é que se atenda mais de 226,8 milhões de passageiros por ano.

A primeira fase deverá ter 16 quilômetros de extensão, percorrendo 16 estações – entre Oscar Freire, na zona oeste, e Abel Ferreira, na zona leste. O trajeto deverá ser percorrido em 30 minutos – cerca de 60 minutos a menos no tempo de viagem atual –, com expectativa de transportar 550 mil passageiros diariamente.

Haverá oito integrações: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; Linha 14 Ônix, na estação Santa Marcelina; Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista; além de conexão com três terminais de ônibus.

Conhecida também como a “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, todos na zona sul da capital paulista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?