SP: restaurante de luxo desfaz “puxadinho” após denúncia do Metrópoles
Restaurante de luxo Nino Cucina havia construído muretas e pilares de tijolo em cima da calçada, área que pertence ao município de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O restaurante de luxo Nino Cucina & Vino desmontou o “puxadinho” que havia construído irregularmente na calçada da Rua Jerônimo da Veiga, no Itaim Bibi, bairro nobre da capital paulista.
Reportagem do Metrópoles, publicada na segunda-feira (1º/5), mostrou que o Nino Cucina driblou as regras de um programa da Prefeitura de São Paulo criado para incentivar e regularizar o comércio de rua, e construiu muretas e até pilares de tijolos em espaço público.
O restaurante foi autuado pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para “desocupação de área municipal”, após fiscalização da Prefeitura constatar a irregularidade. O prazo era até esta sexta-feira (5/5). Depois disso, a Subprefeitura de Pinheiros usaria tratores para pôr a construção abaixo.
O Nino Cucina, no entanto, se antecipou e cumpriu a ordem antes do prazo. Na quarta-feira (3/5), metade da construção havia sido removida. Na quinta (4/5), a demolição foi concluída. Os pilares e muretas foram substituídos por bancos e vasos de planta, que são removíveis.
Processo de regularização
Fundado pelo chef Rodolfo De Santis, o Nino Cucina é frequentado por políticos, investidores do mercado financeiro e ricaços do agronegócio.
Medição de satélite mostra que a área apropriada pelo restaurante tinha cerca de 35 m² – espaço que custaria, em média, R$ 650 mil no Itaim Bibi. A apropriação irregular pode ser vista nas fotos abaixo.
Questionado na ocasião sobre a ocupação irregular, o grupo Alife-Nino, rede de bares e restaurantes da qual o Nino faz parte, disse estar “em processo de regularização”.