SP: por 1 voto, Câmara não vota últimos projetos e sessão retoma na 6ª
Parte dos textos que precisam de maioria qualificada devem ser votados na manhã de 6ª. Nesta quinta, ocorre diplomação de novos vereadores
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Câmara Municipal de São Paulo vai retomar nessa sexta-feira (20/12) a sessão para votação dos últimos projetos do ano.
Nessa quarta (18/12), o presidente da Casa, Milton Leite (União Brasil), levou para discussão os textos que precisam de maioria qualificada com o intuito de encerrar as votações com a aprovação do orçamento.
O PL 799/2024, que trata da ampliação de um aterro sanitário na zona leste da cidade, no entanto, não conseguiu a aprovação por causa de um voto e ficou pendente de votação. Com isso, por volta da 0h, as lideranças decidiram retomar a sessão na manhã de sexta-feira, já que nesta quinta-feira (19/12) ocorre a diplomação dos vereadores eleitos no Memorial da América Latina.
Além do PL do aterro, que inclui um jabuti do Poder Executivo que libera a emissão de ruídos em shows e eventos, outro projeto na pauta é um PL de 2018 que prevê mudanças na lei de zoneamento da avenida Pacaembu. O texto também recebeu emendas de vereadores para alteração das regras de construção em outras regiões da cidade.
Votação do orçamento
Por fim, os vereadores ainda precisam votar o orçamento da cidade para 2025. O relatório final da peça orcamentária, no valor de R$ 125 bilhões, foi aprovada pela Comissão de Finanças e Orçamento e agora vai a plenário.
Na penúltima sessão do ano, os vereadores aprovaram projetos como o que altera regras do funcionalismo municipal; o que autoriza empréstimo de até R$ 10 bilhões pela prefeitura; e o que altera a meta de eletrificação da frota de ônibus.
A Câmara ainda aprovou a proposta que mexe na legislação do Plano de Intervenção Urbana Setor Central, prevendo a regularização de imóveis localizados na região do centro da capital. E também o PL que prevê o Plano de Intervenção Urbana Arco Pinheiros.