SP: onda de calor em pleno inverno deve provocar recordes de temperatura
Pico de calor na capital deve ocorrer entre quarta e quinta-feira; no interior, temperatura poderá chegar a 40º C, segundo a Defesa Civil
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Uma onda de calor em pleno inverno deve provocar forte alta nas temperaturas em todo o estado de São Paulo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Defesa Civil Estadual, a semana será marcada por tempo quente e seco. No interior, a temperatura pode chegar a 40º C.
Segundo o CGE, o verão fora de época é provocado por uma massa de ar seco e quente sobre São Paulo. O fenômeno ocorre por conta dos ventos que sopram do noroeste, impulsionando a queda abrupta nos índices de umidade relativa do ar em quase todas as regiões, com exceção do litoral.
O pico de calor na capital e região metropolitana deve ocorrer entre quarta (23/8), com 34º C até o meio da tarde, e quinta-feira (24/8), com máxima de 32º C. Segundo a Climatempo, recordes históricos de temperatura devem ser renovados.
Calor extremo no interior
As temperaturas ficarão acima de 30º C na maioria dos municípios durante a semana, de acordo com o CGE. Situações mais extremas podem ser registradas nas faixas oeste e noroeste de São Paulo, principalmente nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem chegar na casa dos 40º C no período da tarde.
A Defesa Civil orienta aos moradores dessas regiões ter atenção redobrada com a umidade do ar, que deve ficar abaixo dos 20% (os níveis ideais, segundo a Organização Mundial da Saúde, vão de 60% a 80%).
Na capital e região metropolitana de São Paulo a temperatura máxima poderá chegar aos 34º C esta semana. Já a umidade relativa do ar atingirá mínima de até 25%, considerado nível de atenção.
Por causa do tempo seco, a Defesa Civil recomenda hidratação constante, uso de soro nos olhos e nariz e evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia.