Nunes anuncia câmeras em gaiolas após Metrópoles denunciar furtos
Metrópoles mostrou câmeras da Prefeitura de São Paulo sendo furtadas na Cracolândia; prefeito anunciou medidas para reforçar segurança
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse em coletiva, nesta quarta-feira (6/9), que vai instalar um “sistema de gaiola” nas câmeras do programa Smart Sampa, que estão sendo vandalizadas e furtadas por dependentes químicos que frequentam a Cracolândia, conforme o Metrópoles revelou em reportagem.
Anunciado pelo prefeito há pouco menos de um mês, o programa propõe justamente inibir ações criminosas no centro de São Paulo, onde em julho foi registrado o equivalente a um roubo por hora.
“Nós vamos usar um sistema de gaiola e colocar as câmeras [posicionadas] mais altas, para evitar que esses ‘delinquentes’ quebrem os equipamentos”, afirmou Nunes. “Eu vi um ‘cara’ que quebrou duas [câmeras]. Fiquei triste que não pegaram e levaram preso”, disse o prefeito.
Nunes ressaltou que, no local onde aconteceu a violação das câmeras, havia agentes do programa de Assistência Social da prefeitura. Segundo o prefeito, a equipe permanece “tentando convencer os usuários a procurar tratamento”.
O caso mais recente de furto de câmera relatado ao Metrópoles ocorreu por volta das 17h30 dessa segunda-feira (4/9), na esquina da Rua dos Gusmões e da Avenida Rio Branco. Ambas as vias são palco de constantes furtos e roubos de celular, incluindo vítimas que estão dentro de seus veículos.
Um morador conseguiu registrar em foto o momento em que dois usuários de drogas escalam um poste (imagem em destaque) para furtar uma das câmeras do programa de monitoramento da prefeitura. A cena é testemunhada por três pessoas que vestem coletes semelhantes aos usados pela Assistência Social do município.