SP: novo sítio arqueológico é encontrado nas obras da linha 6-Laranja
Concessionária Linha Uni diz que sítio arqueológico Lavapés fica perto da estação São Joaquim; obras estão paradas para análise do Iphan
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A concessionária Linha Universidade (Linha Uni), responsável pela construção e operação da futura linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, confirmou nesta quarta-feira (31/5) ter encontrado um novo sítio arqueológico no trecho. No total, 12 áreas com vestígios históricos foram localizadas durante os trabalhos na Linha 6.
Segundo a Linha Uni, o sítio Lavapés foi encontrado na área do poço de ventilação e saída de emergência (VSE) Felício dos Santos, na região da Liberdade, bairro na região central de São Paulo. O local fica próximo à estação São Joaquim do metrô, da linha 2-Azul.
O nome do sítio está relacionado ao Ribeirão do Lavapés, que foi aterrado no passado e está localizado onde hoje fica a Rua Senador Felício dos Santos.
Cerâmicas e louças que estavam a quase 3 metros de profundidade estão entre os fragmentos encontrados. Especialistas acreditam que as peças sejam dos séculos XIX eXX.
A Linha Uni informou que um plano de trabalho já foi elaborado pela empresa A Lasca, contratada para monitorar achados arqueológicos nas obras da linha 6. O documento está análise pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A concessionária aguarda a manifestação do Iphan para dar andamento aos trabalhos da linha 6-Laranja.