metropoles.com

SP notifica Uber e 99 e cria grupo para avaliar viagens de motos

Prefeitura de SP notifica Uber e 99 e cria grupo de trabalho para avaliar serviço de viagens de motos com passageiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Motos circulam no trânsito de São Paulo
1 de 1 Motos circulam no trânsito de São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Após a 99 anunciar que terá viagens de motos com passageiros, a Prefeitura de São Paulo informou ao Metrópoles que já notificou a empresa e a Uber, que também já tinha criado o serviço, sobre a suspensão da modalidade de transporte. A gestão da capital informou ainda que criou um grupo de trabalho para avaliar o tema.

“A Prefeitura de São Paulo suspendeu, temporariamente, a utilização de motocicletas para o transporte remunerado de passageiros por aplicativos. A determinação consta do decreto do prefeito Ricardo Nunes, publicado no dia 7 de janeiro no Diário Oficial”, afirma o poder municipal.
Em nota, a gestão de Nunes esclareceu que as empresa que oferecerem o transporte de passageiros por motocicleta estarão sujeitas a sanções administrativas, que incluem multa e até o descredenciamento para operar na cidade.
3 imagens
Os preços das viagens variam de acordo com a modalidade, horário e trajeto
Uber anunciou novidades
1 de 3

Serviço de viagens com passageiros por aplicativo

Matheus Veloso/Metrópoles
2 de 3

Os preços das viagens variam de acordo com a modalidade, horário e trajeto

Matheus Veloso/Metrópoles
3 de 3

Uber anunciou novidades

Felipe Menezes/Metrópoles
A 99 anunciou a modalidade de viagens de motocicletas com passageiros nessa sexta-feira (27/1). Segundo a companhia, a novidade deve entrar em operação na próxima terça-feira (31/1) nas cidades da Grande São Paulo e no Rio de Janeiro.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) havia afirmado na quinta-feira (26/1) que caso a Uber descumprisse a suspensão teria que lidar com as “consequências” de desacatar um decreto municipal. “Não quero guerrear com eles, mas se querem guerra com a cidade de São Paulo, eles vão ter”, disse.

Grupo de trabalho

A Prefeitura da capital paulista criou ainda um grupo de trabalho para discutir como o serviço de viagens de motos para passageiros pode ser oferecido de forma legal e com a maior segurança possível.
“Os representantes vão analisar o serviço, que ainda depende de regulamentação municipal, com base em estudos e dados”, ressalta a administração da cidade.
O prefeito Ricardo Nunes defende que se preocupa com a segurança dos motociclistas, a redução no número de acidentes fatais no trânsito e o impacto no sistema público de saúde.
“A redução no número de óbitos por sinistros no trânsito consta, inclusive, como meta 39 do Programa de Metas da Prefeitura. O objetivo é reduzir o número de casos fatais por 100 mil habitantes, que, em dezembro de 2020, indicava 6,56 para 4,5 em 2024”, explica a gestão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?