metropoles.com

SP: moradores do Itaim Bibi vivem 23 anos a mais que os de Anhanguera

Dados do Mapa da Desigualdade 2023 apontam que a média de idade ao morrer no Itaim Bibi é de 82 anos, enquanto em Anhanguera é de 59 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/Metrópoles
Imagem mostra vista panorâmica dos Jardins, a partir do Itaim Bibi. Moradores da região tem maior expectativa de vida e podem ter benefícios na hora de pagar o IPTU- Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra vista panorâmica dos Jardins, a partir do Itaim Bibi. Moradores da região tem maior expectativa de vida e podem ter benefícios na hora de pagar o IPTU- Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo – Moradores do Itaim Bibi e dos Jardins, regiões nobres da zona oeste de São Paulo, vivem aproximadamente 23 anos a mais que moradores de Anhanguera, na zona norte da capital paulista. Os dados são do Mapa da Desigualdade 2023, realizado pela Rede Nossa São Paulo.

De acordo com a pesquisa, a média de idade ao morrer das pessoas que moram no Itaim Bibi e no Jardim Paulista é de 82 anos, enquanto no distrito de Anhanguera o número cai para 59 anos. A média geral da cidade de São Paulo é de 71 anos (veja a tabela completa abaixo).

Entre as médias mais altas, aparecem os bairros de Moema, Consolação e Alto de Pinheiros, todos com 81. Eles são seguidos por Saúde, Vila Mariana, Perdizes, Lapa, Pinheiros e Campo Belo, com média de 80 anos. Essas regiões estão concentradas nas zonas sul e oeste da cidade.

Já entre as médias mais baixas, estão bairros como Marsilac, Iguatemi e Cidade Tiradentes, com 61, além de Brás, São Rafael, Jardim Ângela e Grajaú, com média de 62 anos. Aqui, os bairros estão distribuídos nas periferias das zonas sul e leste e na região central da capital.

Tabela com distritos paulistanos e média de idade ao morrer - Metrópoles
A média de idade ao morrer nos distritos paulistanos

O levantamento é feito com informações públicas para medir a diferença entre os 96 distritos da capital em áreas como saúde, moradia, educação e cultura. No caso do indicador “idade média ao morrer” por cada distrito, foram usados dados da Secretaria Municipal de Saúde.

O indicador é diferente da “expectativa de vida”, que é uma projeção do número de anos que a população de um local deve viver caso sejam mantidas as mesmas condições do nascimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?