metropoles.com

SP: menor bebê nascida em hospital público no Brasil tem alta

A bebê Manu nasceu no dia 18 de novembro do ano passado, com 26 semanas e 2 dias de gestação, pesando apenas 335 gramas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde
Imagem colorida de mãe carregando filha no colo
1 de 1 Imagem colorida de mãe carregando filha no colo - Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

São Paulo – O sonho de Camila Soares, 27 anos, de ir para casa com sua filha nos braços se concretizou no dia 13 de abril, após deixar o Hospital Municipal Vila Santa Catarina, em São Paulo, onde Emanuelly Yasmin passou quase cinco meses internada para vencer a prematuridade extrema. Bebê é a menor prematura extrema a sair com vida de uma UTI Neonatal no Sistema Único de Saúde (SUS).

Manu nasceu no dia 18 de novembro do ano passado, com 26 semanas e 2 dias de gestação, pesando apenas 335 gramas. Foi necessário fazer uma cesárea de urgência porque a mãe, que já havia tido dois abortamentos espontâneos anteriormente, estava com um quadro grave de pressão alta e doença da placenta, o que colocava a vida da bebê em risco.

Atualmente, Manu pesa 2,3 kg. “Eu sempre quis ser mãe, e tudo o que a equipe do hospital fez e continua fazendo pela Manu permitiu que este sonho se realizasse”, diz Camila. As informações são do site da Prefeitura de São Paulo.

Parto de emergência

“A mãe procurou o nosso pronto atendimento por pressão alta e restrição do crescimento da bebê na barriga. A equipe diagnosticou doença da placenta com risco para a bebê, e a internou para acompanhamento diário da vitalidade do feto”, relembra a coordenadora médica da pediatria, terapia intensiva pediátrica e da neonatologia do hospital, Luísa Zagne Braz.

Quatro dias depois da internação, em decorrência do aumento da pressão arterial e sinais de sofrimento fetal agudo identificados em ultrassom, a equipe de obstetrícia, em concordância com a mãe, decidiu pela realização da cesárea de urgência.

Festa para a saída de Manu do hospital

 

Ao nascer, diante da extrema prematuridade, a bebê foi intubada com a menor cânula disponível no mercado e recebeu a passagem de cateter umbilical para garantir uma via confiável para nutrição e medicação, bem como para monitorização.

Segundo Renata Chopard, referência técnica da neonatologia do hospital, a equipe a colocou, então, em cuidados proporcionais, quadro no qual cada conduta invasiva era ponderada por um time multidisciplinar e focada na recém-nascida.

“Era necessário adaptá-la à nova condição com mínima manipulação. Não podíamos, por exemplo, realizar coletas de exames frequentes, a fim de que ela continuasse seu desenvolvimento como se ainda estivesse dentro da barriga”, explica.

Cuidado individualizado

O caso foi gerenciado desde o início por uma força-tarefa envolvendo a equipe de obstetrícia e neonatologia do Vila Santa Catarina em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que administra o hospital, a fim de garantir um cuidado multidisciplinar individualizado.

Extubada no dia 8 de fevereiro deste ano, aos 2 meses e 22 dias de vida e pesando 1,3 kg, a bebê recebeu alta da UTI Neonatal e seguiu sendo acompanhada na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin), onde foram realizadas terapia motora e respiratória com fisioterapia, além de fonoaudiologia para treinamento e progressão para a dieta oral.

Mesmo com a alta, o acompanhamento das equipes de saúde continua. Manu também tem suporte de oxigênio instalado em domicílio.

Entregue em 2015, o Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho foi a primeira unidade de alta complexidade da rede municipal de São Paulo.  A unidade é referência em alta complexidade e pré-natal de alto risco para gestantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?