SP manterá fechada à noite maioria das delegacias de Defesa da Mulher
Atualmente, 11 das 140 delegacias da mulher ficam abertas 24h; gestão Tarcísio avalia que já cumpre regras de lei sancionada por Lula
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu que vai manter a maior parte das delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) do estado fechadas durante a noite, mesmo com a lei federal sancionada nessa terça-feira (4/4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A norma prevê o funcionamento das delegacias especializadas 24 horas por dia.
Os registros de feminicídio, que tem as mulheres como vítimas, bateram recorde em fevereiro no estado, com uma ocorrência a cada 27 horas.
O entendimento do governo é que, da forma como o serviço está organizado em São Paulo, já cumpre as regras determinadas pelo governo federal. Atualmente, 11 das 140 delegacias de Defesa da Mulher funcionam 24 horas por dia, sendo sete delas na capital.
A lei sancionada nessa terça tem uma brecha. De acordo com o texto, nos municípios onde não houver delegacia especializada no atendimento à mulher, as existentes devem priorizar o público feminino alvo de violência.
A decisão de São Paulo é baseada neste trecho da lei. “Todas as delegacias paulistas são aptas a registrar casos de violência contra a mulher, com profissionais devidamente capacitados e orientados, que seguem o Protocolo Único de Atendimento”, informa o governo, por nota.
Ao todo, 77 delegacias comuns que têm atendimento 24 horas no interior do estado possuem o que o governo chama de “salas DDMs”. São locais “onde a vítima é atendida de forma humanizada e reservada por uma equipe da DDM on-line, por videoconferência”.
Veja as delegacias de Defesa da Mulher 24 horas de São Paulo:
Capital:
1º DDM Centro
Rua Bittencourt Rodrigues, 200 – Sé
2º DDM Sul
Avenida Onze de Junho, 89 – Vila Clementino
4º DDM Norte
Avenida Itaberaba, 731 – Freguesia do Ó
5º DDM Leste
Rua Dr. Corinto Baldoíno Costa, 400 – Vila Zilda
6º DDM Sul
Rua Sargento Manoel Barbosa da Silva, 115 – Campo Grande
7º DDM Leste
Rua Sábbado D’Ângelo, 64-A – Itaquera
8º DDM Leste
Avenida Osvaldo Valle Cordeiro, 190 – Cidade Líder
Interior:
DDM Barueri
Avenida Sebastião Davino dos Reis, 756
DDM Campinas
Rua Ferdinando Panattoni, 590
DDM Santos
Rua Dr. Assis Correa, 50
DDM Sorocaba
Rua Caracas, 846