SP: mais de 1 milhão de estudantes retornam às aulas nesta segunda
Estudantes da rede municipal de São Paulo voltam às aulas depois do recesso escolar; com retomada, ano letivo segue até 21 de dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Mais de 1 milhão de estudantes das escolas municipais de São Paulo retornam às salas de aula nesta segunda-feira (24/7). Agora, o ano letivo segue até o dia 21 de dezembro, de acordo com o calendário escolar.
Todas as programações serão retomadas, assim como atividades no contraturno e de recuperação de aprendizagens, segundo a Secretaria de Educação de São Paulo.
Serviços de apoio como o Transporte Escolar Gratuito (TEG), alimentação, além do Programa de aquisição de material e uniforme, seguem disponíveis às famílias.
Durante o recesso escolar — de 10 a 21 de julho —, as crianças puderam participar da 42ª edição do Recreio nas Férias, que aconteceu em 64 polos da capital com programação esportiva, cultural, passeios, entre outras atividades. No período, os estudantes receberam três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde.
Mães Guardiãs
O retorno às aulas também marca a retomada do trabalho das mulheres que atuam como Mães Guardiãs, que atuam nas ações de combate à evasão escolar. O programa tem sido ampliado e chegará a 7 mil mulheres trabalhando para a permanência dos estudantes nas unidades educacionais, segundo a prefeitura.
“A rede municipal está preparada para receber os estudantes, dar continuidade às diversas ações para garantia do direito de aprendizagem, além da permanência e combate à evasão escolar, que foi agravada durante o período da pandemia da Covid-19”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.
As participantes do programa recebem bolsa-auxílio de R$ 1.386 para seis horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira. As Mães Guardiãs realizam, prioritariamente, ações voltadas para a proteção do direito à escolarização, como o apoio no acompanhamento da frequência escolar e as visitas domiciliares nos casos de frequência irregular.