metropoles.com

SP lidera casos de violência contra idosos, mostra Atlas da Violência

Estado teve 20% de todos dos registros do país; dados indicam crescimento de 260% nos registros de violência contra idosos na última década

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
foto colorida de idosos caminhando pelo centro de SP - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de idosos caminhando pelo centro de SP - Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

São Paulo — São Paulo é o estado do país com o maior número de idosos vítimas de violência segundo os dados são da edição de 2024 do Atlas da Violência.

O levantamento foi publicado nesta terça-feira (18/6) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Nele, o estado aparece na liderança das notificações de violência interpessoal, que inclui agressões física, psicológica, tortura, sexual, e outras.

Os dados compilados são relativos ao ano de 2022.

Ao todo, o estado teve 5.565 notificações de violência ao longo do ano de 2022, o que representa 21% do total de casos de todo o Brasil. Ao longo da última década, o estado teve um aumento de 260% nos casos de violência contra os idosos.

Além do número total de casos, o estado também liderou o número de lesão autoprovocadas, quando pessoas a cima de 60 anos infringem violência contra si mesmos. Ao todo, foram 1.168 registros.

O levantamento conclui que os idosos têm sido expostos a inúmeras situações de negligência e atos de violência em todo o país. O documento observa a diferença racial e de gênero nos casos de violência, estando mais vulneráveis à violência os idosos de pele negra e a do sexo feminino.

Idoso morto após “voadora”

No último dia 10 de junho, um homem de 77 anos foi morto após ser agredido com “voadora” em Santos, litoral de São Paulo. O idoso atravessava uma rua com seu neto quando foi agredido por um motorista que passava pelo local.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) aceitou denúncia por homicídio doloso qualificado contra Tiago Gomes de Souza, de 39 anos, Ele é o agressor do idoso César Fini Torressi, que bateu a cabeça ao cair e sofreu traumatismo cranioencefálico.

César chegou a ser socorrido em estado gravíssimo, com quadro de parada cardiorrespiratória, mas não resistiu aos ferimentos.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?