metropoles.com

SP lidera ranking de violência política contra jornalistas pós-eleição

Abraji registrou 10 casos de violência contra jornalistas em SP no período; casos ocorreram em atos bolsonaristas após a vitória de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Bolsonarista no QG do Exército em SP
1 de 1 Bolsonarista no QG do Exército em SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O estado de São Paulo registrou ao menos dez ataques ou agressões contra jornalistas desde o segundo turno das eleições presidenciais, em 30 de outubro de 2022. O estado lidera o ranking nacional.

O monitoramento é feito pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com a Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas).

Segundo as entidades, os ataques partiram de grupos bolsonaristas que vêm organizando atos antidemocráticos desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de presidente da República, especialmente em frente a quartéis do Exército.

O último caso ocorreu em Ribeirão Preto, no interior. De acordo com a Fenaj, um fotógrafo do jornal Tribuna de Ribeirão foi intimidado por bolsonaristas enquanto cobria a presença de um grupo que se concentrava em frente à Circunscrição do Serviço Militar da cidade. Os presentes, que pediam intervenção militar, ameaçaram quebrar o equipamento do profissional.

Ao todo, a Abraji contabiliza 77 casos de agressões ou ataques contra profissionais de imprensa entre os dias 30 de outubro e 6 de janeiro. Somente nos últimos seis dias, foram sete casos. 

O ranking liderado por São Paulo segue com Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, com sete casos cada.

Em nota, a Abraji afirma que repudia com veemência esses 77 episódios e se solidariza com os jornalistas agredidos, suas famílias e seus colegas de trabalho. A associação pede que os “casos sejam apurados, e os autores dos ataques, responsabilizados. Porque a impunidade é um combustível potente para a escalada da violência”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?