metropoles.com

SP lidera alta no país e tem 1 estelionato a cada 42 segundos em 2023

Estado de São Paulo teve 750 mil estelionatos em 2023, média de 1 a cada 42 segundos, alta de 22,7%, a maior do Brasil no período

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/SSP
Imagem mostra viatura da Polícia Civil - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra viatura da Polícia Civil - Metrópoles - Foto: Divulgação/SSP

São Paulo — O estado de São Paulo teve um estelionato a cada 42 segundos, em média, no ano passado. Os números fazem parte do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgado nesta quinta-feira (18/7).

O levantamento realizado pelo FBSP mostra que São Paulo teve 750.430 ocorrências de estelionato registradas pela Polícia Civil em 2023, ante 611.572 do ano anterior. Trata-se de um aumento de 22,7%, o maior registrado entre as unidades da federação e quase três a média nacional.

Proporcionalmente, São Paulo também está no “pódio do estelionato” no país, com 1.689,7 casos por 100 mil habitante, ficando atrás somente do Distrito Federal (1.788,4).

O FBSP aponta que os estelionatos começaram a superar o número de roubos no Brasil a partir de 2021, mudança considerada significativa nos crimes contra o patrimônio.

A análise dos especialistas do fórum diz que “o número crescente de estelionatos e golpes virtuais responderia, portanto, à migração cada vez mais intensa de esferas da vida para o ambiente cibernético acessado pelos smartphones (bancos, aplicativos de relacionamento, de serviços de transporte, saúde e/ou alimentação, entre outros)”.

O anuário traz dados de estudo da consultoria PwC intitulado “Índice Transformação Digital Brasil 2023”, que mostra que somente 3% das empresas e organizações consultadas apontaram “iniciativas robustas associadas a práticas de cibersegurança, como análise preditiva de fraudes e reforço na segurança dos dados”. A conclusão é a de que o investimento em segurança digital é baixo. “O crime tem explorado as novas fronteiras sociais e econômicas de modo cada vez mais rentável e inovador”, diz

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?