metropoles.com

SP: Justiça nega liminar pedida pelo MP e mantém novo Plano Diretor

Justiça de SP negou ação do MPSP e deu aval para novo Plano Diretor continuar em discussão na Câmara Municipal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Cidade da São Paulo
1 de 1 Cidade da São Paulo - Foto: Getty Images

São Paulo – A Justiça de São Paulo negou nesta segunda-feira (5/6) liminar ao pedido do Ministério Público (MPSP) para paralisar a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) e deu aval para que o projeto de lei continue em discussão na Câmara Municipal.

A ação civil pública foi apresentada no dia 24 de maio, por cinco promotores da área de Habitação e Urbanismo de São Paulo. Segundo argumentam, o texto levado à votação teria sido alterado por um substitutivo e trazia alterações que não passaram por audiência pública.

A juíza Maricy Maraldi, da 10ª Vara de Fazenda Pública, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), no entanto, entendeu que não caberia ao MPSP suspender o projeto de lei, que ainda está em votação, sob risco de “ferir de morte o princípio da separação de poderes”.

“Apenas o parlamentar tem legitimidade ativa para impetrar mandado de segurança com a finalidade de coibir atos praticados no processo de aprovação de leis e emendas constitucionais”, registrou a juíza.

Votação

O Plano Diretor define regras para as construções na cidade, determinando que algumas áreas possam ter prédios mais altos e outras não. A revisão do PDE foi aprovada, em primeiro turno, na última quarta-feira (31/5).

Entre as mudanças previstas, está a liberação para construir prédios mais altos ao redor de estações de metrô e corredores viários da cidade. O projeto, contudo, vem sendo alvo de críticas de acadêmicos das áreas de direito, arquitetura e urbanismo, além da oposição ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) na Câmara.

Entenda as 7 principais mudanças propostas em novo Plano Diretor de SP

Presidente da Comissão de Política Urbana e aliado do prefeito, o vereador Rubinho Nunes (União-SP) comemorou a vitória no TJSP.

“Uma decisão irretocável, que prestigia a separação de poderes e coroa todo trabalho que a Comissão de Política Urbana tem realizado na condução da revisão do Plano Diretor”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?