SP: Jorge Aragão, Chico César e Liniker animam Feira da Reforma Agrária
Após 5 anos, Feira da Reforma Agrária retorna ao Parque da Água Branca; feirantes esperam vender 500 toneladas de alimentos agroecológicos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Após 5 anos, a Feira Nacional da Reforma Agrária volta ao Parque da Água Branca, em São Paulo, em sua 4ª edição, com shows de Jorge Aragão, Jhony Hooker, Liniker e Gaby Amarantos, entre outros. Além disso, o evento reúne camponeses de todo o Brasil, que esperam comercializar 500 toneladas de alimentos agroecológicos dos acampamentos e assentamentos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A feira começou na quinta-feira (11/5) e prossegue até domingo (14/5), sempre das 8h às 20h. Toda a programação, que além de shows inclui seminários, oficinas e outras apresentações artísticas, é gratuita (veja abaixo).
A última edição tinha acontecido em 2018. O evento foi vetado em 2019 pelo então governador de São Paulo, João Doria, à época no PSDB. Depois disso, a feira não voltou a ser realizada em razão das restrições da pandemia de Covid-19.
De acordo com a organização, os cerca de 1,2 mil feirantes estão vendendo legumes, verduras, frutas, arroz, feijão, café, mel e doces, entre outros produtos. As tradicionais barracas de comidas típicas também estão presentes. Os destaques da cozinha amazônica, por exemplo, são tambaqui ao leite de castanha, chambari, arroz de cuxá com camarão e pato no tucupi, entre outros. Já as barracas da culinária do Sul vão oferecer entrevero de pinhão, polenta, arroz com lula e arroz carreteiro.
Os shows musicais também prometem animar os visitantes. Nesta sexta-feira (12/5), das 18h às 20h, o palco Arena vai receber Yago Oproprio e Jorge Aragão. Neste sábado (13/5), os destaques serão Gaby Amarantos, Jhony Hooker e a escola de samba Camisa Verde e Branco.
Na grande festa de encerramento de domingo (14/5) os shows incluem Cantadeiras, Lenine, Larissa Ruiz, Liniker, Alzira, Tulipa Ruiz, Chico César e Mestrinho. Durante as atrações, que ocorrerão sempre das 18h às 20h, as barracas de alimentos estarão funcionando normalmente. A programação completa, com seminários, apresentações de dança e teatro, pode ser conferida no site do evento.
Presença de autoridades
O MST espera receber quatro ministros na Feira Nacional da Reforma Agrária: Alexandre Padilha, de Relações Institucionais; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário; Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas; e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social. Todos confirmaram presença, segundo os organizadores.
Também foram convidados o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o secretário da Casa Civil da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), Gilberto Kassab. Com os convites, a organização espera reunir atores de diferentes lados do espectro político enquanto sofre pressões por invasões de terras no sul da Bahia.