SP: Iphan é contra retomar obras do metrô após vestígios de quilombo
Especialistas acreditam que objetos encontrados na estação 14 Bis, no Bixiga, são relíquias do século XIX do Quilombo Saracura
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) emitiu parecer em que alega ser contrário à retomada das escavações da estação 14 Bis, na Linha 6-Laranja do Metrô, no bairro do Bixiga, centro de São Paulo, onde foram encontrados vestígios de um quilombo em junho de 2022.
O sítio arqueológico foi achado na área onde ficava a escola de samba Vai-Vai, que ocupou o local por cerca de 50 anos. A três metros de profundidade foram achadas peças de cerâmica, vidro e couro de sapatos. Especialistas acreditam se tratar de relíquias do século XIX do Quilombo Saracura.
As obras no local foram paralisadas em março deste ano por causa do período de chuvas. A LinhaUni, concessionária responsável pela construção, pediu autorização para retomar a construção em abril, mas a área técnica do Iphan deu um parecer contrário na última terça (9/5).
O documento afirma que é necessário envolver outros órgãos públicos na discussão sobre a área e pediu a avaliação do Ministério da Cultura. A retomada das escavações depende do aval do próprio Iphan, que ainda avaliará o parecer técnico.