Ex-diretores de empresa de saneamento são condenados pela Justiça
Ex-diretores da empresa de saneamento Sanasa, que atua no interior de SP, foram condenados na Justiça em ação de improbidade administrativa
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Ex-diretores da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) foram condenados pela Justiça paulista por improbidade administrativa. A empresa municipal é responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.
O Judiciário determinou também que os ex-dirigentes façam a restituição de mais de R$ 2 milhões aos cofres do município. Outras sanções impostas pela Justiça foram proibição de serem contratados pelo poder público e suspensão de direitos políticos por 12 anos.
A ação judicial proposta, em 2015, pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) apontou que a Sanasa fez doações de recursos sem justificativas e sem cumprir procedimentos administrativos.
Doações irregulares
“A Sanasa efetuou doações para refeições de escoteiros, castração de animais, eventos esportivos de diversas espécies, custeio de despesas para participação em congressos, eventos religiosos, festas de funcionários, sustentação de condições financeiras de entidades, etc. Uma das doações se destinou à aquisição de uma TV para realização de um bingo (contravenção ilegal de jogo de azar)”, diz a petição inicial.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já havia reprovado contas de 2007 da Sanasa por repasses de recursos ao Conselho Nacional de Defesa Ambiental (CNDA) e à Associação de Apoio à Orquestra Sinfônica de Campinas.