metropoles.com

SP: dois moradores de rua morrem nesta madrugada; causa pode ser frio

Mortes ocorreram no centro e na zona leste; Prefeitura de SP diz que apura relação entre mortes de moradores de rua e frio

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Imagem colorida de morador de rua morto
1 de 1 Imagem colorida de morador de rua morto - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – Corpos de dois moradores de rua foram encontrados nas primeiras horas desta terça-feira (30/5) em dois pontos diferentes da cidade de São Paulo. Entidades como a Pastoral do Povo de Rua da Igreja Católica suspeitam que os óbitos foram causados pelo frio.

A Prefeitura de São Paulo não confirma que o frio tenha relação com as mortes, e aguarda informações da Polícia Civil, que registrou os casos como “morte suspeita”.

“Nossa solidariedade com as duas pessoas que, infelizmente, perderam a vida. A gente ainda não tem informação sobre o motivo dos dois óbitos, estamos aguardando”, disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nesta manhã.

Uma das mortes ocorreu na Rua Taquari, na Mooca, zona leste. A outra foi na Praça João Mendes, região central.

No caso da Rua Taquari, o morador de rua era conhecido pelos vizinhos como Cláudio e teria tentado buscar acolhimento no abrigo localizado a 500 metros de distância, sem sucesso.

O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, gravou um vídeo em que relata o caso:

A temperatura mais baixa registrada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) nesta madrugada na Sé foi de 14º C.

Questionada sobre o assunto, a prefeitura enviou nota com estatísticas de atendimento gerais, sem dar informações específicas sobre as duas pessoas encontradas mortas.

“Desde o início da Operação Baixas Temperaturas 2023, em 30 de abril, até as 7h do dia 30 de maio, foram realizados 60.450 atendimentos, que resultaram em 14.631 acolhimentos”, diz o texto.

“Além disso, foram distribuídos 35.328 cobertores, 207.890 itens de alimentação (sopa, pão, chocolate quente, chá e água) e 1.489 doses de vacina contra a Influenza e a Covid-19”, completa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?