metropoles.com

Ciclofaixa de lazer volta a São Paulo neste feriado sob nova direção

Feriado de Tiradentes é o primeiro da nova empresa responsável por ciclofaixa de lazer; contrato é de R$ 83,4 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
rsz_1ciclofaixa_1_resized_compressed
1 de 1 rsz_1ciclofaixa_1_resized_compressed - Foto: Agência Brasil

São Paulo – Após dificuldade em contratos anteriores, a ciclofaixa de lazer volta a ser montada na capital paulista no feriado de Tiradentes, nesta sexta-feira (21/4), com nova gestora contratada pela Prefeitura de São Paulo.

Vencedor da licitação, o consórcio Moove-SP vai receber R$ 83,4 milhões da gestão Ricardo Nunes (MDB) para fazer planejamento, gestão e operação das ciclofaixas de lazer pelos próximos dois anos.

O consórcio é formado pelas empresas Innovia Soluções Inteligentes Ltda e BK Consultoria e Serviços Ltda. A homologação da concorrência foi publicada no dia 10 de abril de 2023.

Com percurso de 114 quilômetros, as ciclofaixas funcionam das 7h às 16h, aos domingos e feriados, na cidade de São Paulo. O trajeto é sinalizado por cones, supercones, cavaletes, baquetas, guarda-sóis, além de faixas de vinil e banners de sinalização.

Dificuldades na ciclofaixa

A gestão Ricardo Nunes (MDB) enfrentou dificuldades para manter a continuidade do projeto desde agosto de 2022, quando a Uber desistiu de patrocinar o projeto.

Outra empresa, a Agência Coranda TV e Publicidade, chegou a assumir a gestão das ciclofaixas de lazer, mas o contrato foi rescindido unilateralmente pela Prefeitura em novembro de 2022.

Sem empresa responsável, os equipamentos eram montados pela Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) e ficou alguns períodos suspensos. Em fevereiro de 2023, por exemplo, passou três semanas sem ciclofaixa, do pré até o pós-Carnaval, o que motivou críticas de ciclistas.

Segundo a Prefeitura, o consórcio Moove-SP deve manter cerca de 500 orientadores de travessia para reforçar a segurança do trajeto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?