São Paulo terá chuvas intensas e constantes até o final da semana
Previsão do tempo aponta que a primeira semana de novembro será marcada por chuvas intensas, deixando São Paulo em estado de alerta
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — As fortes chuvas que atingiram São Paulo neste sábado (2/11) foram só o começo de uma nova onda de temporais que deve durar até a sexta-feira (8/11). Uma forte entrada de umidade vinda da faixa norte do Brasil traz ao estado condições que favorecem a continuidade das chuvas intensas.
As chuvas atingiram todo o estado na sábado, deixando, inclusive, estragos em locais como Várzea Paulista. Na zona sul da capital, alguns bairros registraram 67,6 mm de chuva em poucas horas. Em Interlagos, o acumulado foi de 55 mm.
De acordo com o portal meteorológico Climatempo, São Paulo deve continuar tendo chuvas intensas na primeira semana de novembro, principalmente entre o domingo (3/11) e a quarta-feira (6/11). As chuvas serão fortes e persistentes. O estado se encontra em estado de alerta, com impactos no trânsito e risco de alagamentos.
Muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia podem ser esperadas durante a semana na Grande São Paulo, nas cidades do litoral e do interior. O risco é de temporais e o potencial de transtornos na RMSP é alto para esta segunda e no decorrer dos próximos dias, afirma a Climatempo.
Frente fria
Uma nova frente fria no sul do Brasil se desloca para São Paulo na noite de quinta-feira (7/11), avançando e aumentando a instabilidade na sexta-feira. A semana deve terminar com fortes pancadas de chuva, com alerta e possibilidade de transtornos valendo também para o final de semana.
Alerta Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo, alerta de perigo potencial para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h para cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Bauru, Presidente Prudente e Sorocaba. O alerta vale até as 10h desta segunda-feira (4/11).
De acordo com o Inmet, as chuvas terão entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e os ventos irão variar de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
No estado paulista, a maior rajada de vento das últimas horas ficou na casa dos 32km/h na região de Itapeva, no interior de São Paulo, segundo a Defesa Civil.
Já no bairro de Interlagos, na capital, as rajadas ficam na casa dos 15km/h. Nesse sábado (2/11), o bairro da zona sul, onde ocorre a corrida do Grand Prêmio de São Paulo, registrou rajadas em torno de 40 km/h. O bairro também foi a região da cidade com a maior precipitação de chuva desse sábado.
Clima na capital
O início da tarde deste domingo apresenta tempo instável e temperaturas em elevação, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. A rede de estações meteorológicas mostra temperaturas em torno dos 21ºC.
As últimas imagens do radar meteorológico indicam presença de áreas de instabilidade de baixa intensidade na região metropolitana, Vale do Paraíba, Litoral Sul e Baixada Santista.
Na capital, há céu encoberto com chuviscos isolados. O tempo segue fechado com previsão de chuva moderada no decorrer da tarde.
Chuvas de sábado
No sábado, bairros das zonas oeste, sul e central de São Paulo registram chuvas fortes e moderadas durante a tarde. Toda a cidade entrou em estado de alerta para alagamentos às 13h45, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.
O tempo seguiu instável até o fim da tarde, e as todas as regiões da capital paulista e municípios vizinhos poderão ter chuva até porque novas áreas estão se formando nos arredores da Grande São Paulo e no interior, principalmente nas regiões de Jundiaí, São Roque e Campinas.
A Defesa Civil estadual divulgou um comunicado em que faz um alerta sobre chuvas moderadas. Segundo o órgão, as precipitações são decorrência do calor gerado ao longo do dia somado à umidade vinda do oceano e da Amazônia que sopra em direção ao Sudeste — e que geram pontos de instabilidade em algumas regiões do estado com possibilidade de chuva moderada.
Mais de 15 mil imóveis estão sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo, na manhã deste domingo, de acordo com a última atualização da Enel. Na capital, são mais de 12 mil clientes afetados pela interrupção do serviço.
Em nota, a Enel informou que restabeleceu a energia para praticamente todos os clientes afetados pelas chuvas que atingiram a área de concessão nesse sábado.
“Nesta manhã, a operação da distribuidora está dentro de um padrão de normalidade”, afirmam. “As equipes da companhia seguem trabalhando para atender alguns casos de falta de luz.”
A distribuidora também afirmou que reforçou as equipes em campo que estarão mobilizadas em função das chuvas previstas para este domingo.