SP chega a 30 cidades com possibilidade de 2° turno para as eleições
Embu das Artes e Sumaré ultrapassaram os 200 mil eleitores e abriram assim a possibilidade de segundo turno nas próximas eleições
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — As cidades de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, e Sumaré, próximo à Campinas, ultrapassaram a marca de 200 mil eleitores e por isso poderão ter segundo turno nestas eleições municipais. A informação foi divulgada pela Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Na eleição de 2020, as duas cidades ficaram próximas ao número mínimo de eleitores. Embu das Artes era composto por 189.289 eleitores, no último mês de maio, mês do fechamento do cadastro eleitoral, chegou a marca de 207.471. Sumaré tinha um total de 189.410 eleitores e agora registra 203.238.
O TRE ainda diz que os números poderão ter pequenas variações até a divulgação dos dados finais do eleitores aptos a votarem na eleições de 2024.
Com adição das duas cidades, São Paulo chega a 30 municípios capazes de irem para segundo turno nas eleições. Além da capital, são elas: Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Diadema, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Mauá, Piracicaba, Carapicuíba, Barueri, Bauru, São Vicente, Praia Grande, Itaquaquecetuba, Franca, Taubaté, Guarujá, Suzano, Limeira, Taboão da Serra, Embu das Artes e Sumaré.
Ainda de acordo com os dados, São Carlos, no centro do estado, chegou muito perto de também se habilitar. Faltaram cerca de 2.500 pessoas para a cidade entrar no grupo dos municípios apto ao segundo turno.
Uma tentativa de mobilização foi organizada na cidade, principalmente para o engajamento dos jovens, mas sem sucesso.