metropoles.com

SP: Câmara aprova PL que amplia prazo para eletrificar frota de ônibus

Projeto do presidente da Câmara de SP, Milton Leite, estabelece que, até 2038, 100% dos ônibus tenham emissão zero de CO2

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Richard Lourenço/Rede Câmara
Foto colorida do presidente da Câmara de São Paulo, Milton Leite - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da Câmara de São Paulo, Milton Leite - Metrópoles - Foto: Richard Lourenço/Rede Câmara

São Paulo — A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (18/12) o Projeto de Lei que altera as metas de redução de emissão de gases poluentes da frota de ônibus da cidade. De autoria do presidente da Casa, Milton Leite (União Brasil), o texto estabelece um prazo de 20 anos, a contar de 2018, quando foi publicada a Lei do Clima, para a substituição total da frota por ônibus elétricos na capital.

O PL já havia sido aprovado em primeira votação e passou por audiências públicas. Uma nova versão do texto acolheu emendas que abrem a possibilidade de implantação de ônibus a gás natural.

De acordo com o PL, as empresas de ônibus terão 90 dias para apresentar à distribuidora de energia – atualmente, a Enel – os projetos contendo suas necessidades de infraestrutura para o carregamento dos veículos elétricos.

Depois, a concessionária de energia terá mais 90 dias para aprovar o projeto apresentado pelas operadoras de ônibus. Na sequência, a Enel deverá providenciar as instalações dentro de um prazo que será estabelecido pela Prefeitura. O mesmo vale para as empresas fornecedoras de gás.

Neste intervalo de implantação dos projetos, o texto permite que até 50% da nova frota possa ser a diesel. Desde 2022, as empresas estão proibidas de incorporar ônibus diesel à frota. De acordo com a justificativa, a capital hoje tem 3,5 mil ônibus vencidos que precisam ser trocados. Desta forma, 1.750 veículos da frota substituída ainda poderão ser a diesel.

O Poder Executivo deverá regulamentar a lei em até 180 dias após sua publicação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?