SP: Butantan reabre edifício “cartão-postal” após três anos de reforma
O Instituto Butantan reabriu o Edifício Vital Brazil, cartão-postal da instituição, para visitação pública nesta terça-feira (2/5)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Após três anos em reforma, o Instituto Butantan reabriu nesta terça-feira (2/5) o Edifício Vital Brazil, o cartão-postal da instituição, para visitação pública. O prédio, localizado na zona oeste da capital paulista, abriga a Biblioteca Científica, com 4,5 mil obras no acervo.
Inaugurado em 1914, o prédio foi projetado pelo arquiteto e engenheiro Mauro Álvaro de Souza Camargo para receber a biblioteca e alguns laboratórios do Butantan. O prédio foi batizado em homenagem ao sanitarista Vital Brazil (1865-1950), fundador da instituição.
Segundo o instituto, o restauro manteve as características arquitetônicas originais e a execução do projeto revelou pinturas antigas com retratos de pesquisadores, como Edward Jenner (1749-1823), criador da vacina da varíola, e Louis Pasteur (1822-1895), referência no combate a doenças infecciosas.
Modernizada, a Biblioteca Científica agora conta com salas de estudo, exposições e reuniões, além de um novo espaço para um projeto que incentiva a leitura para crianças e jovens. Com títulos centenários e obras de herpetologia, artrópodes, biodiversidade, saúde pública, soros e vacinas, o acervo também fica aberto para os visitantes.
Preservação da história
A cerimônia oficial de reinauguração aconteceu na sexta-feira (28/4). Na visão do diretor do Butantan, Esper Kallás, a reforma representa a “preservação da história” do instituto.
“Nos mostra, ainda, as ideias de Vital Brazil e de todos que trabalharam com ele para fomentar as pesquisas que aliviaram o sofrimento de brasileiros, com a descoberta de soros e o estudo de doenças”, afirmou Kallás.
Para o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, o Edifício Vital Brazil valoriza a ciência e a cultura em São Paulo. “Toda a sociedade do estado de São Paulo poderá conhecer a história de um dos maiores institutos de imunobiológicos do mundo. O Butantan é sinônimo de inovação e pesquisa, sempre abrindo as portas para a ciência, para a cultura e para o desenvolvimento de São Paulo”, disse.