SP amplia vacinação contra meningite para adolescentes e professores
Casos de meningite aumentaram 24,5% no estado de São Paulo entre janeiro e 22 de maio; campanha vai se estender pelos meses de junho e julho
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Secretaria de Estado da Saúde ampliou a vacinação contra meningite C para adolescentes de 15 a 19 anos, professores e outros trabalhadores da educação das redes pública e particular de São Paulo. A campanha vai se estender pelos meses de junho e julho.
A imunização foi reforçada com o envio de 90 mil novas doses da vacina feito pelo Ministério da Saúde. A campanha poderá ser mantida após julho caso ainda haja estoque nos postos de saúde.
De acordo com a Secretaria da Saúde, entre 1º de janeiro e 22 de maio deste ano, houve um aumento de 24,5% no número de pacientes com esse tipo de infecção em relação ao mesmo período 2022. O número saltou de 1.363 casos para 1.698 em todo o estado.
O número de mortes, segundo a secretaria, caiu de 154 em 2022 para 113 neste ano, redução de 26,7%. Já o total de infecções em 2022 foi de 5.107, mais que o dobro de 2021, quando houve 2.281 casos registrados em São Paulo.
Adesão no estado
De janeiro a março de 2023, foram aplicadas no estado 106 mil doses da vacina para crianças com menos de 1 ano de idade. A cobertura vacinal neste público está em 81,3%, sendo as maiores coberturas nos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Sorocaba (88%), Taubaté (88%), Piracicaba (87,4%), São José do Rio Preto (87,4%) e Marília (87,1%). A mais baixa foi registrada no DRS Baixada Santista, com 70,6% de cobertura vacinal.
A vacina já faz parte da rotina de imunização das crianças com menos de 1 ano de idade, que recebem duas doses, aos três e cinco meses de idade e um reforço, preferencialmente aos 12 meses.
Atualmente, há também uma recomendação para a vacinação com Meningocócica C Conjugada em crianças com menos de 10 anos e profissionais da saúde.
A imunização com a vacina Meningocócica ACWY, que já é regularmente oferecida a crianças de 11 e 12 anos, como reforço ou dose única dependendo da situação vacinal de cada um, também está sendo aplicada em adolescentes de 13 e 14 anos este mês.
Sintomas da doença
A meningite C é uma infecção bacteriana que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinhal e é mais comum nos meses frios do inverno. Os sintomas em casos leves são semelhantes aos da gripe, com dores de cabeça e febre presentes, mas também apresentando rigidez na região da nuca.
Casos mais graves podem apresentar também mal-estar, vômitos, dificuldade para encostar o queixo no peito e dor forte no pescoço. Manchas avermelhadas pelo corpo são sinais de que a infecção está se espelhando com rapidez e que o paciente deve buscar imediatamente assistência médica. Todos os casos de meningite bacteriana exigem tratamento hospitalar, mesmo os que apresentam sintomas leves.