SP entra em estado de alerta para temporais com ventos de até 100 km/h
Inmet colocou o estado de São Paulo em alerta de perigo devido aos temporais. Chuvas começam a partir desta segunda-feira (2/12)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A chegada de uma frente fria causada por um ciclone extratropical deixa o estado de São Paulo em alerta de perigo para tempestades com ventos de até 100 km/h a partir desta segunda-feira (2/12). Chuvas intensas devem acontecer até quarta-feira (4/12).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para todo o estado. Há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos de 60 até 100 km/h e queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) também alertou sobre o risco de deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos.
A Defesa Civil informou que, a partir desta terça-feira (3/12), o tempo vai mudar, dando uma trégua ao calor intenso dos últimos dias. Temporais são esperados em todas as regiões do estado. Araçatuba, São José do Rio Preto, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto terão maior volume de chuva.
O meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, falou que a primeira quinzena de dezembro será marcada por chuvas recorrentes. “Os atuais modelos meteorológicos indicam pelo menos a passagem de três frentes frias durante a primeira metade do mês”, disse.
Com curta duração, os temporais devem ter grande intensidade de chuva, além de serem acompanhados de rajadas de vento e queda de raios. Áreas alagadas e enxurradas são esperadas.
Cuidados durante temporais
A Defesa Civil orienta que a população se proteja em locais seguros e evite transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Quem mora em áreas de risco deve ficar atento com a encosta. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro apontam para possível deslizamento.