SP: agentes da CPTM passam a usar câmeras acopladas ao uniforme
Agentes de segurança da CPTM passaram a atuar com câmeras acopladas ao uniforme para filmar ocorrências dentro das estações
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Os agentes de segurança da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passarão a atuar com câmeras acopladas ao uniforme — as chamadas bodycams — para filmar ocorrências que possam afetar os passageiros.
O modelo é parecido com o que é utilizado pela Polícia Militar do estado. A medida foi colocada em prática pela CPTM na última sexta-feira (31/3).
Foram adquiridas 160 câmeras pelo valor de R$ 421 mil. Segundo a companhia, a gravação será acionada “a partir do momento em que for observado que uma situação pode sair do controle” dos colaboradores.
Os equipamentos serão utilizados somente por agentes próprios da CPTM e o acionamento da gravação caberá ao próprio funcionário Ainda segundo a companhia, os agentes já passaram por treinamento prévio. As câmeras serão utilizadas nas cinco linhas da CPTM.
“Esperamos um efeito civilizador dentro do sistema. Queremos que o uso da câmera ajude a coibir práticas proibidas no sistema, como comércio ambulante, desacato e até outros crimes mais graves”, afirma o Gerente de Segurança da CPTM, Iran Figueiredo Leão.
De acordo com ele, as imagens captadas ficarão à disposição da companhia e serão encaminhadas à polícia quando forem solicitadas. O gerente diz que a CPTM espera reduzir a necessidade de abordagens e intervenções, uma vez que o infrator pode se inibir.
“As imagens também servem como evidências em processos judiciais, além de propiciarem redução de denúncias e reclamações”, completa Iran.
Além das câmeras, a licitação para a compra também contemplou 12 estações para o download de imagens.