metropoles.com

SP: 94% dos alunos dizem que concentração na aula piorou pós-pandemia

Estudantes de SP estão mais dispersos e menos participativos na aula após pandemia, mostra estudo divulgado nesta terça-feira (23/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Secretaria da Educação de SP/Divulgação
Estudantes de SP relatam dificuldade para se concentrar em aula pós-pandemia
1 de 1 Estudantes de SP relatam dificuldade para se concentrar em aula pós-pandemia - Foto: Secretaria da Educação de SP/Divulgação

São Paulo – Estudo mostra que 94% dos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo relatam que participam menos e têm maior dificuldade de concentração na aula após a pandemia de Covid-19.

O dado consta de pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada nesta terça-feira (23/5) em parceria com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 5 de maio de 2023, o fim da emergência de saúde por Covid-19. Segundo o estudo, no entanto, a comunidade escolar avalia que os desafios deixados pela pandemia permanecem nas salas de aula paulistas.

A piora na participação dos alunos é perceptível para 92% dos professores, de acordo com a pesquisa. Por sua vez, 95% dos familiares concordam que os estudantes estão mais dispersos e menos participativos.

“Escola segura e bem equipada deveria ser o básico”

O estudo ouviu, ao todo, 1.250 estudantes de escolas públicas em todas as regiões de São Paulo. Também participaram 1.100 professores e 1.250 familiares dos alunos.

De acordo com a pesquisa, “desmotivação”, “falta de segurança” e “número de alunos por sala” são os principais fatores negativos para os estudantes. Entre os alunos, 66% consideram que as salas estão superlotadas. Na percepção dos professores, esse índice sobe para 79%.

“A comunidade escolar relata vivenciar no seu cotidiano dificuldades como superlotação de salas, violência e falta de motivação para o aprendizado. São fatores que se interconectam e prejudicam diretamente a educação pública”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

“Garantir uma escola segura, bem equipada e com profissionais valorizados deveria ser o básico para evoluirmos no sentido de uma educação de qualidade”, completa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?