Litoral de São Paulo tem 42 praias impróprias para banho neste feriado
Cetesb recomenda não tomar banho em praias que estiverem sinalizadas como impróprias, já que elas podem causar riscos à saúde dos banhistas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O estado de São Paulo tem 42 praias impróprias para banho neste fim de semana prolongado pelo feriado da Proclamação da República desta sexta-feira (15/11), de acordo com o boletim de balneabilidade da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) que foi atualizado nessa quinta (14/11).
No litoral norte, Ubatuba é a cidade que mais tem praias sem condições de banho, são nove ao total. São Sebastião tem seis, já Caraguatatuba e Ilhabela possuem cinco impróprias cada.
No litoral sul, na Baixada Santista, quatro praias estão impróprias em Mongaguá, três em São Vicente e outras sete também não têm condições adequadas para banho na Praia Grande.
Bactérias na água
Segundo a Cetesb, a relação do número de bactérias encontradas na água define a balneabilidade. Quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 milímetros de água, a praia é considerada imprópria para banho. Após essa análise, os locais não recomendados para banho são sinalizados com a bandeira vermelha.
Segundo o órgão, o recomendado é não tomar banho nas águas de locais sinalizados, já que elas podem causar riscos à saúde dos banhistas.
O boletim com as condições de todas as praias está disponível no site da Cetesb.