metropoles.com

Sorocaba: PF cumpre 19 mandados em operação que apura desvio de verbas

Investigação aponta direcionamento de contratos e convênio com prefeitura de Sorocaba. Operação é realizada pela PF em conjunto com CGU

atualizado

Compartilhar notícia

PF/Divulgação
Operação da Polícia Federal em Tocantins
1 de 1 Operação da Polícia Federal em Tocantins - Foto: PF/Divulgação

São Paulo — A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (11/9), 19 mandados de busca e apreensão na Secretaria de Saúde de Sorocaba e um condomínio de luxo em Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, no âmbito de uma operação que apura desvios de recursos públicos. A Operação Parajás é feita em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU).

Mais de 50 policiais federais e agentes da CGU participam das buscas.

As investigações começaram em outubro de 2023 e apuram supostas práticas de desvios de recursos públicos que teriam ocorrido entre 2020 e 2023 em Sorocaba. As suspeitas apontam para a possibilidade de direcionamento de contratos e convênios para duas empresas e uma entidade assistencial, que seriam controladas por um ex-servidor público municipal.

As beneficiadas seriam ligadas à família de um ex-diretor da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes), empresa pública municipal responsável pelo trânsito e transporte, de acordo com a apuração da TV Tem.

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou, para uma das empresas, a medida cautelar de proibição de contratar com o poder público. Também foi proibido pela Justiça qualquer alteração dos quadros societários de todas as pessoas jurídicas investigadas, bem como o ingresso das pessoas físicas investigadas em novas sociedades empresariais.

Os investigados poderão responder, na medida de suas condutas, pelos crimes de estelionato contra o poder público, peculato e contratação direta ilegal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?