metropoles.com

Sindicatos confirmam fim da greve; trem e metrô funcionarão nesta 4ª

Volta aos serviços após greve de 24 horas já estava prevista pelos manifestantes, que protestam contra política de privatizações em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/Metrópoles
Imagem colorida mostra pessoas caminhando na passagem entre as estações Paulista e Consolação do metrô de São Paulo em dia de greve nos transportes - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra pessoas caminhando na passagem entre as estações Paulista e Consolação do metrô de São Paulo em dia de greve nos transportes - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo – Os serviços de transportes (Metrô e CPTM) voltarão a funcionar normalmente nesta quarta-feira (29/11). A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (28/11) pelos sindicatos responsáveis pela greve unificada contra a política de privatizações do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A paralisação contou com apoio de funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e de professores da rede estadual de ensino.

Durante a tarde desta terça, o movimento nas estações do Metrô na capital paulista estava dentro da normalidade. Segundo a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, a operação foi feita pelo plano de contingência da empresa, ou seja, por trabalhadores que não são treinados para operar os trens.

Segundo ela, já estava decretado em assembleia que a greve iria ter a duração de 24 horas.

A greve prometia parar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô e a 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Juntas, essas linhas transportam, todos os dias, cerca de 4,2 milhões de passageiros.

O número não considera as linhas privatizadas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, além da 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, que operaram normalmente nesta terça-feira.

Mesmo com decisão judicial que garantia efetivo mínimo de metroviários e ferroviários durante a greve convocada por essas categorias, a terça-feira amanheceu com pelo menos uma linha do Metrô e uma da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) totalmente fechadas em São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?