Sindicato suspende paralisação de ônibus prevista para esta 6ª em SP
Paralisação de sexta-feira (7/6) foi suspensa em Assembleia do Sindicato dos Motoristas; Greve do Metrô também deve ser cancelada
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Sindicato dos Motoristas de São Paulo (Sindmotoristas) anunciou, na manhã desta quinta-feira (6/6), a suspensão da paralisação dos ônibus, que estava prevista para esta sexta-feira (7/6) em São Paulo.
A decisão ocorreu durante assembleia da categoria. Nessa quarta-feira (5/6), o presidente do sindicato, Edivaldo Santiago, já havia sinalizado pela suspensão da greve. Horas mais tarde, ele e outras lideranças do sindicato se reuniram com representantes das empresas de ônibus em uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Segundo o sindicato, foi mantido o estado de greve e as negociações serão retomadas. A possibilidade de paralisação em outro dia não está descartada, de acordo com a entidade.
Reivindicações dos motoristas
A paralisação dos ônibus havia sido aprovada em uma assembleia do sindicato na segunda-feira (3/6). A principal reivindicação dos trabalhadores é de reajuste salarial de 3,69%, além de um aumento real de 5% e a reposição das perdas salariais causadas pela pandemia.
A princípio, as empresas de ônibus ofereceram um aumento de 2,77%, o que foi recusado pela categoria.
Metroviários
Além dos motoristas de ônibus, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo também pode voltar atrás na paralisação do metrô, planejada para os próximos dias. Durante reunião na quarta-feira, a diretoria do sindicato defendeu que categoria aceite a proposta enviada pelo Metrô. Uma assembleia está prevista para 19h desta quinta-feira.