Setembro terá temperaturas altas e pouca chuva em SP. Veja a previsão
Massa de ar quente e seco se estabelece em São Paulo no mês de setembro, podendo ser a mais forte de 2024 em termos de duração e temperatura
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O mês de setembro deverá ter temperaturas acima da média da época e menos chuva do que o habitual em São Paulo.
Segundo o Climatempo, termômetros podem marcar até 5ºC a mais do que o esperado para o final do inverno.
Na primeira semana do mês, o calor se mantém devido a uma nova massa de ar quente e seco que se estabelecerá no Brasil a partir de segunda-feira (2/9).
Ela será mais duradoura do que é normalmente nessa época do ano, podendo durar até a segunda quinzena do mês em alguns lugares.
O portal aponta que a primeira frente fria forte deste mês deve avançar apenas a partir do dia 19. Até lá, grande parte do Brasil pode enfrentar dias de calor extremo com índices muito baixos de umidade do ar.
As temperaturas dos primeiros 15 dias devem oscilar entre 14ºC e 37ºC na capital paulista. Até o final da primeira quinzena do mês, o dia mais frio deve ser a sexta-feira (6), com temperatura mínima de 13ºC e máxima de 18ºC.
O calor de setembro no interior de SP
No interior de São Paulo, algumas cidades poderão registrar umidade do ar abaixo dos 12%. O Climatempo analisa que esta pode ser a onda de calor mais forte de 2024, em termos de duração e de temperaturas.
Além disso, o mês que começa hoje deve ter entre 10 mm e 30 mm a menos de chuva em comparação a média regular do período. Nos primeiros 15 dias do mês, o único dia com chance de chuva na capital é a quinta-feira (5).
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, este mês deve se iniciar com um bloqueio atmosférico, que vai garantir sequência de dias ensolarados.