Sesc terá 8 novas unidades na capital, 3 delas este ano; saiba onde
Plano de expansão do Sesc prevê ainda unidades na região metropolitana e interior; na capital, prédio do antigo Mappin é uma das novidades
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A capital paulista vai ganhar oito novas unidades de lazer e esportivas do Serviço Social do Comércio (Sesc), três delas com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano. No total, serão quatro endereços na região central, dois na zona leste e dois na zona norte da cidade.
As unidades com obras mais adiantadas e que serão inauguradas no segundo semestre deste ano são Casa Verde (Avenida Casa Verde, 327, Jardim São Bento), na região norte da cidade, Sede Sesc São Paulo (no Edifício João Brícola, antigo Mappin, na Praça Ramos de Azevedo, 131, República) e 14 Bis (prédio onde funciona a Fecomercio, na Rua Dr. Plinio Barreto, 285, Bela Vista), ambas no centro.
As demais unidades são Parque D. Pedro (Praça São Vito, s/n, Brás), na região central, com inauguração prevista para 2025; Pirituba (Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 4.123), na zona norte, que deve abrir as portas em 2027; São Miguel Paulista (Avenida Pires do Rio, 1.349), na zona leste, em 2028; Sesc TBC, onde funcionava o Teatro Brasileiro de Comédia (Rua Major Diogo, 315), no Centro, em 2029; e Sapopemba, na zona leste, com data de inauguração ainda não divulgada.
Antigo Mappin
A unidade Casa Verde será entregue este ano com instalações provisórias, que vão ocupar 14 mil metros quadrados. Já o tradicional edifício João Brícola, localizado em frente ao Theatro Municipal, será a nova sede administrativa da instituição. O local abrigou por décadas a loja do Mappin. A área que será aberta ao público no segundo semestre está no pavimento térreo.
No prédio 14 Bis, já funcionam o Centro de Memórias do Sesc e o Centro de Pesquisa e Formação. O Teatro Raul Cortez, com capacidade para 513 lugares, também passa a ter a sua programação gerida pelo Sesc.
Outras unidades
Fora da capital, outra novidade será a unidade de São Bernardo do Campo (Avenida Lucas Nogueira Garcez, 666), prevista para 2026. Já no interior, mais três cidades passarão a contar com o Sesc: Franca, Limeira e Marília.
Além dos novos prédios, unidades já existentes passam atualmente por reformas para ampliar suas instalações. É o caso de Campo Limpo, na zona sul da capital, Mogi das Cruzes e Osasco, na região metropolitana, e Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e Taubaté, no interior do estado.
De acordo com o Sesc, as atuais 40 unidades do Sesc no estado receberam, no ano passado, mais de 15 milhões de frequentadores, enquanto os conteúdos nas plataformas digitais da instituição atingiram quase 85 milhões de visualizações.