metropoles.com

Sergipano de 25 anos está entre os 3 mortos em explosão de Cabreúva

Prefeitura de Cristinápolis publicou nota de pesar e decretou 3 dias de luto oficial pela morte de jovem sergipano conhecido como Café

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Arquivo Pessoal
Em foto colorida jovem pardo usa boné branco, blusa de frio rosa escuro e ostenta bigodinho - Metrópoles
1 de 1 Em foto colorida jovem pardo usa boné branco, blusa de frio rosa escuro e ostenta bigodinho - Metrópoles - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

São Paulo – A Prefeitura de Cristinápolis, cidade do interior sergipano, decretou luto de três dias após confirmar, neste sábado (2/9), que um ex-morador do município está entre os três funcionários mortos após a explosão em uma metalúrgica, nessa sexta-feira (1º/9), em Cabreúva, interior de São Paulo.

Fernando Nascimento dos Santos, de 25 anos, o Café (foto em destaque), morava no bairro Santa Clara, na cidade que fica a cerca de 115 quilômetros de distância da capital Aracaju.

“Cristinápolis chora a perda de um de seus filhos, e nossos pensamentos estão com todos aqueles que foram afetados por essa terrível tragédia”, afirma trecho de nota da prefeitura sergipana.

Ele se mudou para o interior paulista há cerca de quatro anos, acompanhado de dois irmãos, que também trabalham na metalúrgica Tex Tarugos. Ambos sobreviveram.

A força da explosão de uma caldeira (assista abaixo) teria quebrado janelas de empresas vizinhas, como foi relatado à Polícia Militar por uma das pessoas que ligaram para o telefone 190 após o incidente. Além dos três mortos confirmados, mais de 30 pessoas ficaram feridas.

 

Irregularidades

A metalúrgica Tex Tarugos, onde ocorreu a explosão, foi multada dias antes por funcionamento e ampliação irregulares, como mostrado pelo Metrópoles.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu um parecer desfavorável à operação da empresa, localizada em Cabreúva, em 15 de agosto.

7 imagens
Três pessoas morreram em explosão de metalúrgica no interior de SP
Estruturas da fábrica desabaram após explosão que deixou pelo menos três mortos
Paredes e teto ficaram destruídos com a força da explosão
Imagens mostram lacunas em parede em local atingido pela explosão
Bombeiros e equipes da Defesa Civil buscam sobreviventes
1 de 7

Imagens mostram destruição em metalúrgica que explodiu nesta sexta-feira (1º/9), em Cabreúva

Reprodução
2 de 7

Três pessoas morreram em explosão de metalúrgica no interior de SP

Reprodução
3 de 7

Estruturas da fábrica desabaram após explosão que deixou pelo menos três mortos

Reprodução
4 de 7

Paredes e teto ficaram destruídos com a força da explosão

Reprodução
5 de 7

Imagens mostram lacunas em parede em local atingido pela explosão

Reprodução
6 de 7

Bombeiros e equipes da Defesa Civil buscam sobreviventes

Reprodução
7 de 7

Imagem aérea da empresa destruída por explosão

Prefeitura de Cabreúva/Divulgação

 

O motivo, segundo documento ao qual a reportagem teve acesso, foi a constatação de evidências de “liberação ou lançamento de poluentes nas águas, no ar ou no solo”.

Em nota enviada na manhã deste sábado (2/9), a Cetesb afirmou que a Tex – Tarufos para Extrusão Ltda. foi penalizada com duas multas, ainda no dia 15 de agosto. Os valores das autuações não foram informados.

Além das sanções impostas pelo órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, o Metrópoles mostrou que a metalúrgica funcionava sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O AVCB deve ser emitido como forma de garantia de que a edificação segue as regulamentações de segurança contra incêndio.

Os dois sócios responsáveis pela metalúrgica Tex, os irmãos Arisvaldo Rocha de Santana, de 46 anos, e José Roberto Rocha de Santana, 43, foram procurados sem sucesso neste sábado. O espaço segue aberto para manifestações.

CORREÇÃO

A Prefeitura de Cabreúva havia informado, na sexta feira (1º/9), que quatro pessoas morreram na explosão da metalúrgica. Na segunda-feira (4/9), a administração municipal corrigiu o dado por meio de nota e esclareceu que três mortes foram confirmadas. O Metrópoles atualizou as reportagens com a informação correta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?