Sensação térmica em Paraisópolis é 10ºC mais quente do que no Morumbi
Falta de árvores é um dos motivos que faz bairros mais pobres, como Paraisópolis, registrarem temperaturas mais altas do que os nobres
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Mesmo com a proximidade entre os bairros, Paraisópolis pode registrar sensação térmica 10ºC acima do que no Morumbi, ambos na zona oeste de São Paulo. Temperaturas sobem 6ºC na comunidade em relação ao vizinho rico, segundo estudo.
A pesquisa, realizada por professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, apontou que a diferença média nas temperaturas entre a Associação de Moradores e Comerciantes de Paraisópolis e um centro cultural do Morumbi foi de 2ºC durante setembro e novembro de 2023. A diferença entre as temperaturas máximas foi de 6ºC.
Além disso, o estudo mostrou que no dia mais quente em Paraisópolis, com sensação térmica de 44ºC, foi registrado 34ºC no Morumbi.
Os principais motivos que levam à diferença nas temperaturas e sensação térmica entre os bairros vizinhos, de acordo com o estudo, são a quantidade de árvores, a alta densidade populacional e o tipo de construções.
Paraisópolis X Morumbi
O contraste entre os bairros do Morumbi e de Paraisópolis virou símbolo da desigualdade social de São Paulo. Ficou famosa nos anos 2000 e acabou se tornando um marco desse contraste a imagem aérea de um prédio de luxo, com piscinas nas varandas e quadras de tênis, com a favela ao fundo.
Atualmente, o prédio em questão vive situação de abandono, mas a desigualdade entre os bairros vizinhos permanece inalterada.
Em 2018, a média de vida dos moradores da favela era diferente da dos vizinhos. Enquanto um morador de Paraisópolis tinha expectativa de vida de 63,55 anos, uma pessoa que vivia no Morumbi tinha 73,48 anos, segundo o Mapa da Desigualdade.