metropoles.com

Sem provas, Taka contesta eleições em Diadema e fala em “falcatrua”

Candidato à Prefeitura de Diadema questionou resultado das eleições em 2020 em que perdeu para o candidato à reeleição Filippi

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução- Facebook
Takaharu Yamauchi, candidato a prefeito em Diadema - Metrópoles
1 de 1 Takaharu Yamauchi, candidato a prefeito em Diadema - Metrópoles - Foto: Reprodução- Facebook

São Paulo — O candidato à Prefeitura de Diadema pelo MDB, Taka Yamauchi, afirmou em uma live na última terça-feira (23/9) que “não pode deixar a falcatrua das urnas ocorrer mais uma vez, igual aconteceu em 2020”.

O político perdeu as últimas eleições para a Prefeitura da cidade para Filippi (PT), que saiu vitorioso com uma pequena vantagem, de 2,65 pontos percentuais. O petista terminou com 51,3% dos votos contra 48,65% do emedebista.

“Você que votou na gente em 2020 sabe, que até 70% da apuração, eu estava na frente. Apagou a luz, de repente voltou e voltou estranho […]Para não correr o risco, hoje a gente não pode deixar a falcatrua das urnas ocorrer mais uma vez, igual aconteceu em 2020. Nós precisamos terminar a eleição no primeiro turno”, disse o candidato.

Taka fez essas afirmações sem apresentar provas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a urna eletrônica não tem nenhuma conexão com a internet, o que impede ataques sistêmicos por parte de hackers. Como as urnas jamais entram em rede, elas não são passíveis de acesso remoto, o que afasta qualquer tipo de interferência externa no processo de votação, apuração e totalização dos resultados de uma eleição.

O Metrópoles procurou Taka, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?