Sem Lula, petistas recorrem a Alckmin durante campanha em São Bernardo
Diante da ausência de Lula em ato no ABC, Alckmin foi escalado para auxiliar na campanha de Luiz Fernando (PT), que patina nas pesquisas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter cancelado sua ida a São Bernardo do Campo neste sábado (28/9), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi escalado para socorrer a campanha petista na cidade, que é berço político do presidente.
Alckmin participará de uma caminhada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Praça da Matriz na tarde de sábado. Segundo o candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira, a expectativa é a de um grande evento. Ao Metrópoles, ele disse que o vice de Lula já está “bem à vontade com a militância”.
O Metrópoles publicou que Lula trata a eleição em São Bernardo como uma de suas prioridades nestas eleições. O PT lançou como vice William Dib, do PSB, buscando repetir na chapa local a parceria entre Lula e Alckmin a nível nacional em 2022.
Lula esteve no lançamento da campanha de Luiz Fernando, em 20 de julho, e pretendia integrar o palanque do petista neste sábado, mas cancelou a ida ao evento para focar na viagem que fará ao México para a posse da presidente Claudia Sheinbaum.
O presidente também tem recorrido a aliados para auxiliar na campanha de Luiz Fernando, que aparece em 3º nas pesquisas, tecnicamente empatado com Flávia Morando (União Brasil), candidata apoiada pelo atual prefeito – e seu tio – Orlando Morando (PSDB).
No último sábado (21/9), por exemplo, a ministra Cida Gonçalves (Mulheres) esteve em São Bernardo em uma caminhada com cerca de 4 mil pessoas em apoio a Luiz Fernando. Agora, com o cancelamento da agenda de Lula, Alckmin será o grande convidado no evento, feito a uma semana do primeiro turno.
O presidente também planeja participar de um ato de campanha na cidade antes do primeiro turno, provavelmente no sábado (5/10), um dia da votação para reforçar seu laço com Luiz Fernando.
Lula se preocupa com o fato de o deputado federal Alex Manente (Cidadania), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), liderar a pesquisa em São Bernardo.