Secretário confirma concurso para 15 mil professores na rede de SP
Secretário Renato Feder afirmou que o Estado fará concurso para professores da rede estadual ainda neste semestre
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O secretário estadual da Educação, Renato Feder, confirmou nesta quinta-feira (16/3) a realização de um concurso público para contratar 15 mil professores para a rede pública paulista ainda neste semestre.
“A gente vai lançar neste semestre um concurso público para 15 mil professores da rede. A gente está precisando muito e estamos autorizados. Em breve, a gente vai publicar o edital, neste semestre ainda, e a gente está muito animado com isso”, afirmou Renato Feder, sem divulgar a data do concurso.
O concurso foi autorizado ainda pela gestão anterior, de Rodrigo Garcia (PSDB). Segundo as regras, são previstas 4.258 vagas para a jornada completa (com carga horária de 25 horas semanais) e 10.742 vagas para a jornada ampliada (de 40 horas semanais).
O concurso tem como objetivo reduzir o número de professores temporários na rede estadual, trazendo estes docentes para as regras de contratação do regime oficial, que prevê mais benefícios trabalhistas.
De acordo com o sindicato dos professores, a Apeoesp, existem hoje cerca de 100 mil docentes em regime temporário, quase metade dos 204 mil professores da rede paulista. No fim de 2022, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) teve de aprovar a renovação dos contratos de 40 mil deles para garantir as aulas deste ano.