metropoles.com

Secretária bolsonarista critica saída do Brasil de aliança antiaborto

Sonaira Fernandes, bolsonarista indicada secretária de Políticas para a Mulher em SP, chamou a saída de acordo antiaborto de retrocesso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Sonaira Fernandes
1 de 1 Sonaira Fernandes - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – Tida como das mais agudas defensoras do bolsonarismo dentro do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes (Republicanos), foi às redes sociais para criticar a decisão do governo federal de sair do Consenso de Genebra, a aliança internacional que atua contra o aborto e a favor do papel da família na sociedade.

O Brasil ingressou na aliança em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), com países como Estados Unidos, na época comandado por Donald Trump, Egito, Hungria, Uganda e Indonésia. No Twitter, Sonaira classificou a saída como um “retrocesso”, em letras maiúsculas.

Na terça-feira (17/1), quando o governo federal anunciou a saída do acordo, os ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, das Mulheres e dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgaram nota dizendo que o acordo “contém entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família e pode comprometer a plena implementação da legislação nacional sobre a matéria, incluídos os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Sonaira, que tem atuado para evitar que bolsonaristas se afastem de Tarcísio, já declarou que “feminismo é a sucursal do inferno”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?