metropoles.com

TRE instala 51 seções eleitorais em unidades prisionais de São Paulo

Mais de 2.700 presos provisórios e jovens internos poderão exercer o direito de voto nas seções eleitorais em 27 municípios de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tribunal Superior Eleitoral
Mais de 2.700 presos provisórios e jovens internos poderão exercer o direito de voto nas seções eleitorais em 27 municípios de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Mais de 2.700 presos provisórios e jovens internos poderão exercer o direito de voto nas seções eleitorais em 27 municípios de São Paulo - Metrópoles - Foto: Tribunal Superior Eleitoral

São Paulo O estado de São Paulo, por meio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), vai instalar 51 seções eleitorais nos estabelecimentos prisionais e unidades de internação. Ao menos 2.729 presos provisórios e jovens internos vão poder exercer seu direito de voto nas Eleições de domingo (6/10) em 27 municípios paulistas.

As seções especiais contarão com três mesários, que foram indicados por instituições parceiras do TRE. Os municípios serão: Andradina, Avaré, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Cerqueira César, Diadema, Franca, Guarulhos, Iaras, Itatinga, Lins, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Ourinhos, Pirajuí, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo, Sorocaba, Suzano, Taubaté e Tremembé.

Esse direito é assegurado aos presos provisórios e jovens internos desde 2010. O projeto faz parte do Plano Estratégico da Justiça Eleitoral Paulista, buscando garantir direitos fundamentais e promover a cidadania. A regulamentação é feita pela Resolução 23.736/2024.

O TRE-SP ressalta que, para que seja possível fazer a instalação das seções eleitorais especiais, é preciso que pelo menos 20 pessoas sejam aptas a votar, contando com os funcionários da unidade e os mesários.

Os mesários das seções eleitorais são selecionados entre servidores do Ministério Público ou do sistema penitenciário. Não é permitido que agentes ou advogados cumpram o papel.

O juiz eleitoral, em conjunto com a direção do estabelecimento, decide sobre a possibilidade do acesso à propaganda eleitoral e lista de candidatos. O voto deve ser sigiloso.

As seções especiais em unidades prisionais são semelhantes às das escolas. O layout é similar e os procedimentos adotados são os mesmos dos outros locais de pleito.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?