metropoles.com

SBC: juiz manda petista tirar post em que celebra decisão contra rival

Candidato petista de São Bernardo do Campo, Luiz Fernando Teixeira havia comemorado retirada de post contra ele feito por Flávia Morando

atualizado

Compartilhar notícia

Larissa Navarro/Alesp
O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) - Metrópoles
1 de 1 O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) - Metrópoles - Foto: Larissa Navarro/Alesp

São Paulo — A Justiça Eleitoral determinou a retirada de uma publicação do candidato do PT à prefeitura de São Bernardo do Campo (SBC), Luiz Fernando Teixeira, na qual ele comemorava outra decisão judicial que havia ordenado a exclusão de um post de sua adversária Flávia Morando (União).

A candidata, que é sobrinha do atual prefeito, Orlando Morando (PSDB), havia feito uma publicação com fotos de Teixeira e do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que foi prefeito da cidade do ABC paulista por dois mandatos. O texto relembrava reportagens sobre suspeita de corrupção na gestão de Marinho.

O juiz eleitoral Mauricio Tini Garcia afirmou que a publicação era uma montagem com recortes de “notícias descontextualizadas, com potencial para confundir o eleitor”, e mandou a candidata retirar o conteúdo do ar.

Ao comemorar a decisão, o petista publicou em suas redes sociais uma reportagem que dizia que a Justiça reconheceu uma “fake news” da adversária, com os dizeres: “Flávia Morando é intimada a excluir post mentiroso”.

A candidata, então, foi à Justiça e relatou que a decisão que recaía sobre ela era liminar, não fazia julgamento de mérito do conteúdo que havia divulgado contra Teixeira, e que, em suas publicações, apenas “resgatou fatos históricos ocorridos em São Bernardo do Campo” que envolveram o ministro e aliado do petista.

O juiz Sergio Hideo Okabayashi decidiu que havia urgência por identificar suposta “manutenção e reiteração de conduta” que poderia “causar prejuízos ao sistema eleitoral”.

“Registra-se, por oportuno, que a presente decisão tem natureza precária e não constitui censura, porque censura é análise prévia de conteúdo com intuito sancionatório, o quê não ocorre na espécie”, escreveu.

Em nota, a campanha de Flávia Morando afirmou que “os eleitores de São Bernardo têm o direito de conhecer quem são os candidatos e a quem são ligados, para que possam tomar a decisão certa na eleição”.

“Não aceitaremos mentiras na campanha e iremos à Justiça Eleitoral para garantir que as pessoas recebam informação de qualidade”, afirmou.

Luiz Fernando Teixeira afirmou que Flávia Morando lhe “atacou gratuitamente” em suas redes sociais e entrou com uma ação pedindo a retirada de post em que publicamos que ela foi obrigada a retirar informação mentirosa e distorcida”.

“Vale ressaltar que já recorremos contra a decisão errônea da Justiça, pois a candidata foi quem inflamou suas redes sociais com mentiras, não nossa campanha. Apenas nos defendemos ao desmentir a candidata e sua publicação”, afirma a campanha do petista, por meio de nota.

Teixeira afirma seguir “na premissa de uma campanha limpa, honesta e sem baixaria, que são características de quem tem um programa de governo completo para tirar a cidade do atraso dos últimos 8 anos”.

Flávia Morando (União Brasil) é sobrinha do atual prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), que está em seu segundo mandato à frente da prefeitura e escolheu Flávia como sua sucessora.

Luiz Fernando Teixeira (PT), por sua vez, é deputado estadual e irmão do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?