metropoles.com

Covid: veja quem pode e onde se vacinar nesta quinta (9/3) em SP

Cidadãos com mais de 60 anos podem se vacinar contra a Covid com a bivalente, desde que tenham recebido pelo menos uma dose de reforço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Enfermeira prepara aplicação da vacina bivalente contra Covid - Metrópoles
1 de 1 Enfermeira prepara aplicação da vacina bivalente contra Covid - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

São Paulo – Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas e megapostos estão abertas nesta quinta-feira (9/3), em vários pontos da cidade, para vacinação da população de todas as faixas etárias contra a Covid. As informações são da Secretaria de Saúde.

Confira aqui os locais e critérios para vacinar.

Cidadãos com mais de 60 anos podem se vacinar com o imunizante Pfizer bivalente. Também são elegíveis nesta etapa da vacinação os residentes em instituições de longa permanência, funcionários destes estabelecimentos, além de pessoas com imunossupressão e indígenas com mais de 12 anos.

Mas, atenção. Só serão vacinadas as pessoas destes grupos que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da aplicação mais recente recebida.

Caso existam doses remanescentes da vacina Pfizer bivalente próximo ao fim das atividades diárias nas unidades, gestantes e puérperas poderão tomar o imunizante, desde que sejam moradoras da região da UBS, bem como profissionais de saúde. Para inscrição prévia, é necessário apresentar comprovante de endereço.

Bivalente

vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 começou a ser aplicada em todo o país no final de fevereiro. A dose atualizada com a cepa original do coronavírus e as sublinhagens BA.1, BA.4 e BA.5 da Ômicron é necessária para manter a proteção da população contra a doença grave e óbitos.

Assim como ocorreu nas fases anteriores da campanha de vacinação, com doses monovalentes, é esperado que as pessoas imunizadas apresentem reações adversas leves e passageiras nas horas seguintes à injeção.

Outras doses

Com as demais vacinas, o esquema vacinal básico contra a Covid-19 está disponível atualmente para todas as faixas etárias a partir dos 6 meses de idade, enquanto a primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo.

Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?