Covid-19: nova sublinhagem da Ômicron é identificada no Estado de SP
Mais uma mutação da Covid-19, a nova sublinhagem BN.1.3.1, da variante Ômicron, foi identificada no Estado de SP pelo Instituto Butantan
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A nova sublinhagem BN.1.3.1, da variante Ômicron, foi identificada no Estado de São Paulo. A mutação da Covid-19 foi encontrada em 36 pacientes da capital e do interior paulista.
O Centro para Vigilância Viral e Avaliação Sorológica (CeVIVAS), do Instituto Butantan, foi responsável por 26 sequenciamentos que confirmaram a sublinhagem. Esses testes apontaram 24 casos em São José do Rio Preto e um em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e um na capital.
O Hemocentro de Ribeirão Preto constatou a BN.1.3.1 em quatro exames. Já o laboratório particular Dasa confirmou a sublinhagem da variante da Ômicron em seis amostras.
Origem
Essa alteração da Ômicron foi detectada pela primeira vez em setembro de 2022 em Portugal. Uma das sublinhagens da variante BA.5, a BN.1.3.1 é uma mutação de uma proteína não-estrutural 5 (NSP5), que é importante para a replicação do RNA viral.
Atualmente, 1.050 pacientes foram diagnosticados com essa mutação da Covid-19 no mundo. A maioria dos casos ocorreu na Dinamarca, onde foram registradas 634 amostras. No Brasil, a sublinhagem foi identificada entre 9/11 a 7/12/22.