São Sebastião entra em estado de atenção para chuva nesta quinta
Cidade mais devastada por tempestades, no fim de semana, permanece em estado de calamidade pública com dezenas de mortos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – São Sebastião amanheceu em estado de alerta, para uma forte chuva, prevista para cair na cidade litorânea e região, nesta quinta-feira (22/2). O acumulado previsto para o litoral norte, de acordo com a Defesa Civil (DC), é de aproximadamente 35 milímetros.
O município foi o mais castigado por tempestades, registradas no início do carnaval, devastando estradas, deixando dezenas de mortos e milhares de pessoas fora de suas casas.
Segundo alerta da DC, há a possibilidade de “chuvas intensas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo nesta semana.”
Após as chuvas do fim de semana, São Sebastião está em estado de calamidade pública. Até o momento, foram confirmadas 49 vítimas fatais, das quais 11 ainda não foram identificadas. O deslizamento das encostas provocaram também a interdição em diversos trechos da Rodovia Doutor Manoel Hyppolito Rego (SP-55).
Na tarde de terça-feira (21/2), equipes do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros localizaram quatro corpos, soterrados pela lama, na Estrada Beira Rio, em Boiçucanga, praia de São Sebastião (veja abaixo).
Recortada por morros e enseadas, São Sebastião tem 100 quilômetros de costa, abriga mais de 90 mil habitantes e vê sua população multiplicar de tamanho na alta temporada.
“Ainda não dá para dimensionar o tamanho do prejuízo”, afirmou o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), no fim da tarde de quarta-feira (22/2). “Não existe prazo para a reconstrução do município”.
Os bairros mais atingidos pelo temporal ficam na Costa Sul, região que abriga as famosas praias da Baleia, Juquehy, Barra do Sahy, Camburi e Maresias. O volume de chuva no litoral paulista chegou a 682 milímetros, o maior já registrado no Brasil, segundo o governo de São Paulo.
A Defesa Civil sempre orienta que a população, caso repare deslocamento de terra ou possível desastre, deixe o local de risco e entre em contato pelo 199.
Outros telefones de emergência
- Polícia Municipal: 153
- Polícia Militar: 190
- SAMU: 192
- Corpo de Bombeiros: 193