metropoles.com

São Paulo vai avaliar fluência na leitura de 100 mil estudantes

Serão aplicadas 420,7 mil avaliações entre os dias 18 de novembro e 13 de dezembro deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jéssica Bernardo/Metrópoles
foto colorida do secretário da Educação de SP, Renato Feder, falando ao microfone durante anúncio de programa de alfabetização no estado - Metrópoles
1 de 1 foto colorida do secretário da Educação de SP, Renato Feder, falando ao microfone durante anúncio de programa de alfabetização no estado - Metrópoles - Foto: Jéssica Bernardo/Metrópoles

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começa a aplicar nesta segunda-feira (18/11) as avaliações de fluência leitora para 100 mil estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino. Além disso, prefeituras parceiras do programa Alfabetiza Juntos SP também aplicarão as provas.

Em 2024, o governo estadual firmou uma aliança com municípios paulistas com a meta de ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026.  A avaliação de fluência na leitura para os alunos do anos iniciais será aplicada de suas formas: por meio do aplicativo exclusivo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação(CAEd ), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças do 2º ano do ensino fundamental, e por meio da plataforma Elefante Letrado, para alunos do 2º ao 5º ano do fundamental. No caso da prova da ferramenta Elefante Letrado, 420,7 mil estudantes serão avaliados.

Enquanto os resultados do CAEd são contabilizados como uma avaliação externa que baliza o aprendizado da rede — e conta para a meta — a avaliação na ferramenta Elefante Letrado é utilizada como componente de aferição interna pelos professores e escolas da rede.

De acordo com Márcia Bernardes, técnica da Secretaria responsável pela Cooperação Pedagógica com os Municípios, esta será a primeira vez que a educação de SP poderá estabelecer duas comparações importantes de desempenho das crianças do 2º ano. Primeiro, com o resultado do ano passado, quando, no fim do ano letivo, 64% das crianças matriculadas, então no 2º ano, eram consideradas leitoras fluentes, e com os resultados do início deste ano letivo, quando os alunos de 2024 estavam ingressando no 2º ano.

Elefante Letrado

Por meio da ferramenta Elefante Letrado, os estudantes devem ler um texto e o áudio é disponibilizado em uma área de trabalho exclusiva do professor regente de sala. O resultado do teste aparece automaticamente na área de trabalho do professor, que consegue comparar os resultados de toda a turma e, ainda, a evolução de cada criança ao longo das edições do ano do teste, com uma classificação, entre os níveis abaixo do básico, básico, adequado e avançado, a partir da fluência e tempo de leitura.

Na rede estadual de ensino, 550 mil crianças desde o 1º ano do Ensino Fundamental têm acesso à ferramenta de leitura e às 500 obras de literatura infantil. Esses alunos já concluíram 3,8 milhões de livros até o momento.

Na capital paulista, os alunos da Escola Estadual Professora Helena Lemmi, localizada no Bosque da Saúde, estão no topo entre os que mais leram. Pela média, cada um dos 354 estudantes da escola já esteve oito horas imerso nos livros disponíveis na ferramenta, que pode ser acessada pelo computador, tablet ou celular. São 14.015 obras concluídas pelas crianças dessa escola.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?